O umbral existe? A literatura e a religião tratam deste assunto com frequência – e a teledramaturgia também. A novela ‘A Viagem’, que completou três décadas desde sua estreia nesta quinta-feira (11), analisa um lugar chamado de Vale dos Suicidas, local para onde a personagem Alexandre (Guilherme Fontes) vai depois de se matar na cadeia e de onde passa a atormentar personagens da trama.
O significado de umbral para os espíritas
A autora do folhetim, Ivani Ribeiro, chegou inclusive a consultar Chico Xavier para escrever alguns episódios e capítulos da trama da TV Globo. O Vale dos Suicidas em que Alexandre foi parar é algo definido como umbral pelo espiritismo.
O cinema também dispõ de longas-metragens que abordam a questão. André Luiz, protagonista do filme ‘Nosso Lar’, foi para o Umbral, onde se preparou para fazer sua transição. Ivani se inspirou no relato do espírito para a obra pra construir a jornada de Alexandre na TV.
É importante salientar que, para o espiritismo, André Luiz também era considerado um suicida, no caso um suicida inconsciente, por ações dele enquanto estava encarnado, que o levaram a desencarnar cedo.
Ele ficou no umbral por oito anos, lidando com espíritos de vibrações inferiores que o atormentavam com comentários pesados, como ele próprio relatou no livro ‘Nosso Lar’.
O pesquisador da Federação Espírita Brasileira, Samuel Magalhães, diz que o umbral tem uma origem numa questão um tanto sombria, de sombreados, de escuridão. Os espíritas consideram uma região de transição, onde depois de desencarnar, o espírito que não aproveitou a passagem pela Terra precisa passar para que possa ter uma evolução.
30 anos da melhor novela e mais linda de todas 😭😭😭
te amo a viagem te amo pic.twitter.com/cutA2mRbaj— naty (@ntxaniston) April 11, 2024