risco em algumas áreas

‘Área sujeita a ataque’? Bonito explica medidas de segurança após incidente com peixe em balneário

Seria o caso de Bonito instalar placas nos balneários e outros locais turísticos da cidade, avisando sobre possíveis ataques de peixes? Prefeitura responde

O ataque de peixe a uma turista no Balneário do Sol em Bonito (MS) esta semana levantou debates a respeito da segurança em áreas de banho.
Balneário onde mulher foi atacada por peixe – Crédito: Reprodução, Balneário do Sol e Fala Povo, Midiamax

Raro, o ataque de peixe a uma turista no Balneário do Sol em Bonito (MS) esta semana levantou debates a respeito da segurança em áreas de banho, que são os habitats desses animais. Diante do caso, a Secretaria de Turismo da cidade pretende tomar alguma medida após um Dourado (Salminus brasiliensis) morder e quase arrancar o calcanhar da visitante de Presidente Prudente (SP)?

Publicidade

Em diversas praias pelo mundo, por exemplo, há placas alertando sobre risco de ataques de tubarão em algumas áreas. Seria o caso do município de Mato Grosso do Sul instalar avisos semelhantes nos balneários e outros locais turísticos da cidade, informando sobre possíveis ataques de peixes?

Ao Jornal Midiamax, a Prefeitura de Bonito declara que, como o atrativo onde ocorreu o incidente é particular, não interfere. “O que podemos fazer é orientá-los sobre o SGS (Sistema de Gestão de Segurança), como já é feito. No Balneário Municipal, que é gerido pelo município, há placas orientando os banhista sobre não alimentar os peixes, entre outros cuidados a serem tomados”, destaca.

“Os passeios acontecem em locais privados, onde cada um respeita todas as exigências pautadas no licenciamento ambiental do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). Eventos inesperados em meio à natureza podem ocorrer e cada atrativo em específico tem a política de como trabalhar quando isso acontecer”, afirma a Prefeitura.

Ainda segundo o executivo municipal, a maioria dos atrativos do município possui o SGS (Sistema de Gestão de Segurança), que prevê como agir em situações inesperadas, seja com o visitante durante o passeio, ou com os colaboradores.

Publicidade

“A Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, inclusive, trabalha em parceria com o Corpo de Bombeiros e demais parceiros para disseminar a importância do SGS nos atrativos, tanto que a Gruta do Lago Azul e o Balneário Municipal possuem o sistema e frequentemente os colaboradores passam por treinamentos para atender possíveis emergências”, finaliza a nota.

* Leia a matéria completa em Mídia Max.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.