Dois brasileiros foram agredidos em Limerick, na Irlanda, após serem questionados sobre sua nacionalidade. Uma das vítimas, Roberto Gomes Junior, foi golpeada na cabeça. Ele precisou de seis pontos na testa e pagou uma conta de 100 euros (cerca de R$ 550) no hospital.
Natural de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, Roberto pensa em adiantar seu retorno ao Brasil, planejado originalmente para o segundo semestre deste ano.
“Eu só não vou embora amanhã porque eu não tenho o dinheiro suficiente. Não é só o dinheiro da passagem, eu preciso de algo para começar a minha vida de novo no Brasil. Também não volto amanhã porque comecei uma luta aqui contra esse tipo de ataque“, disse em entrevista ao UOL.
Outro brasileiro, Mateus Gonzalez Serafim, também foi agredido sem motivo aparente enquanto voltava do trabalho. Ao procurar a polícia, ele encontrou outro brasileiro que passou pela mesma situação.
As agressões foram gravadas e postadas na plataforma TikTok, mas o vídeo foi removido, embora a conta permaneça ativa.
Casos são investigados pela polícia da Irlanda
Segundo a polícia irlandesa, os dois casos são investigados. Em nota enviada ao UOL, a Guarda informou que recebeu duas ocorrências de violência contra brasileiros em Limerick, no mesmo dia, cometidas a uma distância de 3 quilômetros uma da outra.
Procurado, o Itamaraty não se manifestou até o momento.