nova legislação

Porte de armas para professores é aprovado no Tennessee

Agora, aguarda-se a assinatura do governador republicano Bill Lee, que se mostrou favorável. Durante a votação, houve protestos de opositores na galeria da Câmara

porte-de-armas-para-professores
Criança com mensagem nas mãos: “Não atire!” – Crédito: Getty Images

Nesta terça-feira (23), um projeto de lei que permite o porte de armas para professores foi aprovado no Tennessee. Com 68 votos a favor e 28 contra, a Câmara do estado, dominada pelo Partido Republicano, aprovou o projeto um ano após um tiroteio que resultou em seis mortes em uma escola de Nashville.

Publicidade

Em resumo, a legislação autoriza professores, diretores e funcionários de escolas do estado a portarem armas de forma oculta. Para que isso ocorra, o trabalhador deve completar ao menos 40 horas de treinamento em policiamento escolar. Vale ressaltar que tanto o custo do treinamento quanto a arma de fogo serão arcados pelo funcionário.

Além disso, os diretores escolares devem autorizar individualmente cada pessoa que deseja portar uma arma. Ainda, as autoridades locais encarregadas da aplicação da lei devem ser informadas sobre a identidade desses portadores de armas. No entanto, os nomes dos professores que estão portando armas não serão divulgados ao público.

O debate sobre o porte de armas para professores

No estado do Tennessee, esse debate ganhou força após o ataque a tiros que levou a morte de três crianças e três adultos. Os republicanos têm defendido a ideia de que os professores devem estar armados como resposta aos tiroteios em escolas ocorridos nos Estados Unidos ao longo dos últimos 25 anos.

Publicidade

Aqueles que apoiam essa medida argumentam que os docentes armados podem dissuadir potenciais atiradores nas escolas. Enquanto isso, aqueles que se opõem entendem que a presença de armas aumentará os tiroteios por acidente.

O Senado do Tennessee já havia aprovado o projeto do porte de armas para professores no início do mês. Agora, aguarda-se a assinatura do governador republicano Bill Lee, que se mostrou favorável. Durante a votação, houve protestos de opositores na galeria da Câmara.

O deputado estadual Justin Pearson fez uma declaração a respeito da aprovação do projeto: “Este é um dia terrível para o Tennessee, para nossos filhos, nossos professores e comunidades. Em vez de proteger as crianças, eles protegeram as armas DE NOVO!”

Publicidade

Por fim, do ponto de vista nacional, segundo o Giffords Law Center, cerca de metade dos estados norte-americanos permite que professores e outros funcionários escolares portem armas dentro das instituições.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.