The Celebration Tour

Madonna no RJ: veja dicas de autoridades para curtir o show em segurança

Cerca de três mil agentes municipais de 11 órgãos irão atuar para garantir a ordem pública

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o plano operacional preparado para o show da cantora norte-americana Madonna.
Madonna fará maior show da carreira na Praia de Copacabana – Crédito: Reprodução/Instagram @madonna

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o plano operacional preparado para o show da cantora norte-americana Madonna. O evento acontecerá durante a etapa final da turnê “The Celebration Tour”, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, neste sábado (4).

Publicidade

Publicidade

Plano de segurança

3.200 policiais militares serão posicionados no local antes, durante e após o show. A Polícia Militar também anunciou que disponibilizará 64 viaturas, 12 motopatrulhas e 65 torres de observação para assegurar a segurança dos espectadores.

Além disso, aproximadamente três mil agentes de 11 órgãos municipais estarão em ação para garantir a ordem pública, a fiscalização do trânsito, a limpeza e o atendimento emergencial ao público do evento, que é estimado em 1,5 milhão de pessoas.

O show também será monitorado por mais de 100 câmeras operadas pelo Centro de Operações Rio (COR). Os 50 operadores responsáveis pela vigilância irão monitorar os principais pontos de bloqueio e acessos ao bairro onde o evento ocorrerá. Nos locais onde não houver câmeras de monitoramento, a vigilância será feita por drones.

Publicidade

O plano de segurança incluirá 18 pontos de revista equipados com câmeras de reconhecimento facial e policiais usando detectores de metais. As revistas ocorrerão nas saídas das estações de metrô no bairro da zona sul do Rio. Serão estabelecidos outros 18 pontos de bloqueio nas ruas que dão acesso à orla.

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal (GM-Rio) contarão com 1.130 agentes, 71 viaturas, 32 motocicletas, dez reboques e cinco quadriciclos em ação em Copacabana. Além de promover a segurança, essas equipes da Seop e GM-Rio também realizarão ações de ordenamento urbano e gestão de trânsito.

Para o patrulhamento preventivo nas proximidades das estações de metrô Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos, a GM-Rio implementará uma ação estratégica com o Grupamento de Operações com Cães (GOC).

Publicidade

Um posto de atendimento da Secretaria da Mulher será estabelecido para acolher mulheres que possam enfrentar qualquer tipo de violência durante o show.

A secretaria ainda atuará na fiscalização de táxis para evitar infrações e cobranças indevidas de corridas, e no transporte complementar para coibir o transporte ilegal de passageiros, conhecido como “pirata”. Reboques também serão utilizados para a remoção de veículos estacionados irregularmente.

Dicas para o show

Considere usar tênis e priorize roupas que proporcionem conforto e facilidade de movimento. Doleiras ou calças com bolsos são alternativas seguras para levar seus pertences.

Publicidade

Evite levar objetos de vidro e itens cortantes ou perfurantes (como tesouras, estiletes e facas). Estes objetos serão confiscados nos pontos de bloqueio estabelecidos pela Polícia Militar.

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.