O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua hospitalizado no Hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, e não há previsão de alta, conforme o boletim médico divulgado nesta segunda-feira (13). O comunicado indica que Bolsonaro está clinicamente estável, sem febre, e há uma melhora gradual em seu quadro infeccioso.
Ele está sendo tratado de erisipela, uma doença inflamatória na pele do membro inferior esquerdo, pelo cirurgião Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo e pelo cardiologista Leandro Echenique. Bolsonaro foi inicialmente internado em uma unidade hospitalar em Manaus, no Amazonas, em 5 de maio, e posteriormente transferido para São Paulo no dia 6.
Além dos boletins médicos, Bolsonaro tem compartilhado atualizações de seu estado de saúde nas redes sociais. Na última sexta-feira (10), ele publicou um vídeo mostrando que estava caminhando e fazendo exercícios na perna afetada pela inflamação.
– Ainda sem previsão de alta, mas vamos sair desta!
– Um abraço a todos! pic.twitter.com/ZOl5DgZVcb— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) May 10, 2024
O que é erisipela, que acomete Bolsonaro?
A erisipela é um processo infeccioso da pele que pode atingir a gordura do tecido celular. A bactéria se propaga pelos vasos linfáticos e causa a inflamação.
Pessoas de qualquer idade podem ter a doença, mas é mais comum nos diabéticos, obesos e portadores de deficiência da circulação das veias dos membros inferiores. O tratamento é por meio de antibióticos. Assim, dependendo da gravidade, os sinais de melhora podem começar a surgir após 48 horas do início do tratamento.