Bola de Ouro

Herdeiras de Maradona querem barrar leilão de troféu “perdido”

Duas filhas do argentino apontam que a taça foi roubada e não pode ser leiloada

Duas filhas de Diego Armando Maradona abrirão um processo contra a casa de leilões Aguttes, em um esforço para impedir que a Bola de Ouro vencida pelo craque argentino após a Copa do Mundo de 1986 seja leiloada.
Taça foi roubada da casa do jogador em Nápoles, 1989 – Créditos: X/Reprodução

Duas filhas de Diego Armando Maradona abrirão um processo contra a casa de leilões Aguttes, em um esforço para impedir que a Bola de Ouro vencida pelo craque argentino após a Copa do Mundo de 1986 seja leiloada. A informação foi dada à Associated Press (AP) pelo advogado das herdeiras, Gilles Moreu.

Publicidade

Segundo a ação, o prêmio, que foi perdido pelo atleta em 1989, é considerado roubado e o atual dono não tem o direito de vendê-lo ou leiloá-lo. A taça foi adquirida por um comprador anônimo em um lote de troféus. Segundo o advogado, as filhas do argentino, morto em 2020, só descobriram recentemente que o item havia sido roubado. Após discutirem com os outros herdeiros, decidiram prosseguir com o processo. Para Moreu, elas podem “reivindicar legalmente o troféu”.

Segundo a casa de leilões, o comprador, à época, não sabia que o troféu era de Maradona e nem que tinha sido roubado. Além disso, afirmou que tomou todas as precauções e fez “todas as pesquisas necessárias com as autoridades francesas e italianas”.

O item está programado para ir à leilão no dia 6 de junho e os compradores devem depositar 150 mil euros (cerca de R$ 832 mil) para garantir a participação no evento.

Publicidade

O troféu “perdido” de Maradona

Diego Armando Maradona estava no topo do mundo em 1986. Após conquistar o bicampeonato mundial da Argentina, marcando, no processo, dois dos gols mais famosos e polêmicos da história do futebol, ele foi premiado com a Bola de Ouro, dada ao melhor jogador de cada edição da Copa do Mundo.

Porém, três anos depois, enquanto o craque argentino fazia história com a camisa do Napoli, levantando a Copa da Uefa (atual Liga Europa), o único título internacional da equipe até hoje, sua casa, na cidade de Nápoles, foi assaltada. Na ação, os criminosos levaram o estimado troféu que Maradona ganhara em 1986, criando, assim, uma das maiores lendas urbanas do mundo futebol: onde foi parar a Bola de Ouro de Maradona?

Uma história que ganhou tração na época explicava que a máfia havia roubado o item para derretê-lo e produzir barras de ouro. Outras bocas afirmavam que Maradona na verdade perdeu o troféu em uma aposta em um jogo de pôquer. “Pesquisamos muito sobre isso”, destacou à CNN François Thierry, da casa de leilões Aguttes.

Publicidade

Em 2016, após um comprador anônimo arrebatar um lote de troféus, Thierry notou uma peça e começou a investigar. Examinou a informação de produção, a data, as irregularidades na taça, a pátina e a oxidação, concluindo a autenticidade do troféu, era a Bola de Ouro de Maradona. “Quando percebemos que tudo estava OK, foi uma descoberta incrível”, afirmou.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.