O Google anunciou um novo recurso para o Android, conhecido como “modo ladrão”, durante o evento anual Google I/O. A novidade, chamada de “Theft Detection Lock” (“bloqueio de detecção de roubo”), foi projetada para combater roubos de celulares e estará disponível ainda este ano para dispositivos com Android 10 ou superior.
ICYMI 👀 Check out all of the announcements from #GoogleIO ↓ https://t.co/KR9UBvcUV7
— Google (@Google) May 15, 2024
Segundo o Google, o bloqueio utiliza inteligência artificial para detectar movimentos suspeitos, como quando alguém arranca o telefone da mão do usuário e tenta fugir, andar de bicicleta ou se afastar rapidamente. Este recurso será disponibilizado ainda este ano para dispositivos a partir do Android 10, de acordo com a empresa.
A nova funcionalidade é especialmente relevante para casos de roubos realizados por criminosos que atacam pedestres distraídos, um crime que tem se tornado comum na região central de São Paulo. A tecnologia visa aumentar a segurança dos usuários ao dificultar o acesso aos aparelhos roubados.
“Esse recurso usa a inteligência artificial do Google para detectar se alguém arranca seu telefone de sua mão e tenta correr, andar de bicicleta ou ir embora”, explica o Google.
Outras ferramentas anti-roubo para Androids
Além do “Theft Detection Lock”, o Google anunciou outras medidas para prevenir roubos e furtos de smartphones. Entre as novidades, a tela do dispositivo será bloqueada após múltiplas tentativas de autenticação sem sucesso. Além disso, o acesso aos conteúdos do celular será automaticamente restrito se o sistema detectar várias tentativas de desconexão do aparelho.
Com estas novas funcionalidades, o Google reforça seu compromisso com a segurança dos usuários de Android, trazendo soluções inovadoras para proteger seus dispositivos em situações de risco.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini