Um casal tentou abandonar um menino de 8 anos à beira de uma estrada em Trairi, no litoral do Ceará. Eles foram identificados como o pai e a madrasta da criança e prestaram depoimento à polícia nesta quarta-feira (15). Ambos estão sendo investigados pela Polícia Estadual do estado por tentativa de abandono de incapaz.
Na noite da última terça-feira (14), os suspeitos deixaram o menino em frente a uma churrascaria 24 horas. Nas imagens, ele sai de um carro preto, com uma mochila e sacolas com seus pertences em mãos. De acordo com testemunhas, esta não é a primeira vez que o casal tentou abandonar a criança.
Em outro momento, eles largaram o garoto em frente a uma escola técnica, porém o vigilante do local fez com que eles voltassem para buscá-lo. Neste mesmo dia, eles já haviam tentado deixar o menino em uma rotatória da cidade, mas viram algumas pessoas gravando, e por isso voltaram para pegá-lo.
De acordo com o Conselho Tutelar de Trairi, ao tomar conhecimento do caso, um profissional foi até a residência onde a criança vivia. O órgão acompanhou o garoto e entrou em contato com a mãe, que mora em Pacatuba, na região metropolitana de Fortaleza. Nesta quinta-feira (16), a mãe foi buscar o filho. “A criança está bem, sob os cuidados da mãe”, informou o órgão.
Nas redes sociais, as pessoas demonstraram indignação com o caso. Confira:
É inimaginável a dor dessa criança. E, infelizmente, será pior quando ele realmente tomar consciência do que está acontecendo. Ele precisa de muito apoio psicológico e uma família que o ame verdadeiramente.
— Rafa (@Rafaelladome) May 15, 2024
Quem faz isso com uma criança é capaz de tudo, não sei como não matar@m, só de olhar essa foto já dá um aperto no peito
— Leandro s Gomes (@leandroshagomes) May 15, 2024
Infelizes faz a criança e não quer ter trabalho de criar! Deixaram o menino à própria sorte… Complicado! Que Deus proteja essa criança!
— Gilmar Coelho🐰 (@GilmarCoelho07) May 15, 2024
O que dizem as autoridades?
A Secretaria da Segurança Pública informou que equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar foram acionadas após o casal ser visto abandonando a criança em uma via, mas depois retornando e levando-a de volta.
As investigações estão sob responsabilidade da Delegacia Metropolitana de Trairi, que está apurando a conduta do casal como suspeita de tentativa de abandono de incapaz e tortura psicológica.
“A Delegacia Metropolitana de Trairi está conduzindo as investigações, realizando oitivas e diligências para esclarecer todos os detalhes do caso, confirmar a prática dos crimes e proceder com a representação judicial contra os suspeitos. O veículo utilizado pelos suspeitos no dia do incidente foi apreendido pela unidade policial“, informou a Secretaria.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini