DE VOLTA A MADRI

Espanha retira em definitivo embaixadora da Argentina; Milei diz que o ato ‘é um papelão’

Em entrevista à TV, o presidente argentino redobrou as críticas contra o espanhol Pedro Sánchez, a quem chamou de “um socialista fatalmente arrogante”

Espanha retira embaixadora da Argentina; Milei diz que o ato 'é um papelão internacion
Javier Milei, presidente da Argentina, e Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha – Crédito: CEDOC/Perfil Argentina

O presidente Javier Milei questionou em termos duros esta terça-feira (21), a decisão do governo da Espanha de retirar definitivamente a embaixadora na Argentina, María Jesús Alonso Jiménez.

Publicidade

Milei redobrou as críticas contra o seu homólogo Pedro Sánchez, a quem chamou de “um socialista fatalmente arrogante”.

“Espanha está desempenhando um papelão internacional por causa de uma pessoa delirante que acredita ser dona do Estado”, começou por dizer o presidente argentino contra o líder do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) em entrevista ao La Nación+.

Milei reitera que esposa de Sánchez é corrupta

Nesse sentido, Milei se referiu novamente à investigação por alegada “corrupção” e “tráfico de influências” contra a esposa de Sánchez, Begoña Gómez e recomendou-lhe “contratar um bom advogado”.

“Ele é tão arrogante que ao se deparar com um problema pessoal devido a uma frase que não continha nomes, sentiu que estava sendo mencionado, então o problema é do senhor Pedro Sánchez, e a partir daí faz uma escalada diplomática sem sentido e como se não bastasse, acredita que ele seja o Estado”, acrescentou a respeito das declarações que fez no evento “Europa Viva 24”, organizado pelo partido conservador espanhol Vox, que desencadeou tensões diplomáticas.

Publicidade

Para o líder libertário, a decisão do chefe de Estado europeu é um “absurdo em termos diplomáticos” que “mancha a reputação internacional de Espanha e mostra os socialistas como o tipo de personagens que são”.

“Se você acredita que alguém falou sobre uma pessoa da sua família, sua esposa, envolvida em casos de corrupção, você deve explicar que ele não é o Estado e não é a Espanha, muito menos sua esposa”, disse Milei.

O argentino ainda afirmou que, em sua opinião, a atitude de Sánchez é a de “um socialista fatalmente arrogante”.

Publicidade

Publicidade

* A reportagem completa você encontra na Perfil.com.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.