Desde a última semana, o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, tem sido o centro das discussões literárias na internet. A escritora e podcaster estadunidense Courtney Henning Novak lançou um desafio para que as pessoas lessem um livro de cada país e afirmou que essa obra de Assis, a primeira pessoa a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL), “é o melhor livro já escrito”.
Na rede estadual de ensino de São Paulo, Machado de Assis já é um sucesso de empréstimos entre os estudantes. Desde o início do ano, a ferramenta LeiaSP, onde “Memórias” e outros livros estão disponíveis gratuitamente, tem registrado alta demanda.
Machado de Assis está no topo do ranking dos livros mais emprestados pelos estudantes do Ensino Médio da rede estadual paulista. No entanto, até a última semana, a obra preferida dos alunos era “A Cartomante”, que foi emprestada 137.433 vezes.
No total, as obras de Machado de Assis foram emprestadas 212.708 vezes pelos jovens leitores da rede. Entre elas, estão:
- “O Alienista”, que ocupa a 15ª posição entre os mais emprestados, baixado 29.499 vezes;
- “Dom Casmurro”, emprestado 23.925 vezes, na 20ª posição;
- “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, que era, até o início da última semana, o 49º mais emprestado da LeiaSP, com 8.458 downloads;
- “Quincas Borba”, na 50ª posição, com 7.943 empréstimos;
- “Bons Dias”, na 63ª posição, com 5.450 empréstimos.
Outro clássico brasileiro entre os 10 mais emprestados pelos alunos do Ensino Médio é “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, que já foi baixado 55.036 vezes até a última semana.
Nas próximas semanas, a equipe do LeiaSP da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SeducSP) fará um novo levantamento para verificar se o sucesso no TikTok também será refletido nas preferências dos alunos da rede e na busca por este e outros clássicos.