Em um evento da empresa Meta, o Meta Conversations, o CEO e fundador Mark Zuckerberg revelou que o Brasil é o país que mais envia figurinhas, mais interage em enquetes e mais envia mensagens de voz através do WhatsApp. O evento ocorreu em São Paulo e contou com a participação remota de Zuckerberg.
“Vocês transformaram o ‘Zap Zap’ em algo próprio e são algumas das pessoas mais ativas do mundo no aplicativo. Um país que realmente abraçou o poder das mensagens para se conectar, se expressar e fazer negócios”, disse o CEO.
O uso de mensagens de voz no país, inclusive, chega a ser quatro vezes maior do que qualquer outra nação. Nas redes sociais, usuários opinaram sobre a estatística. Veja:
Isso tem um motivo e não é nada bom. https://t.co/CiTDVqh2ZS
— Daniel (@leittedaniel) June 6, 2024
Reflexo de um povo que mal sabe escrever.
— Lucas Repolês (@repoles) June 6, 2024
questão de costumes locais que se moldam.
por exemplo
português gosta de falar ao telefone, por qualquer coisa ligam.
brasileiro não gosta de falar ao telefone, e qualquer coisa mandam audio
— Mars (@essemarssa) June 6, 2024
No evento da última quinta-feira (6), a Meta anunciou a disponibilidade da inteligência artificial da própria companhia em português para julho.
A ideia é que a IA possa ser utilizada por empresas, para, por exemplo, fornecer suporte, facilitar negociações ou conversar diretamente com os clientes. De acordo com um estudo da empresa de pesquisas de mercado Kantar, no Brasil, cerca de três a cada quatro adultos enviam mensagens no WhatsApp para companhias ao menos uma vez na semana.
Outras mudanças para o futuro do WhatsApp
Além disso, Zuckerberg também anunciou a “ferramenta de entrega otimizada“, que auxilia a customização do serviço das empresas. Basicamente, a ferramenta irá auxiliar ao entregar a mensagem para as pessoas que são mais prováveis de se interessar pelo assunto, ao invés de enviar a mesma mensagem para todos.
Ainda, a Meta disse que está em fase de testes a utilização de inteligência artificial para a criação de anúncios de “Clique to WhatsApp”, diretamente do WhatsApp Business das empresas.
“Enquanto a IA tem um grande potencial para ajudar as empresas a atender as pessoas no futuro, ela já está apoiando as empresas a alcançar clientes com mensagens relevantes”, afirmou o CEO.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini