Nesta segunda-feira (10), acontece a Apple Worldwide Developers Conference 2024 (WWDC), conferência anual de desenvolvedores da empresa. Alguns anúncios de novidades já começaram a circular pela internet, incluindo o lançamento do sistema iOS18 e a incorporação de inteligência artificial (IA) no óculos Apple Vision Pro.
A corrida pela Inteligência Artificial tem mobilizado todo o Vale do Silício, com gigantes da tecnologia competindo para oferecer novos serviços e produtos.
Durante a abertura do evento, o CEO da Apple, Tim Cook, afirmou que a empresa iria anunciar “novas e profundas capacidades de inteligência” – mas sem usar o termo “artificial”.
“Estou animado para apresentar novos e profundos recursos de inteligência que esperamos que inspirem desenvolvedores, encantem usuários e tornem nossas plataformas ainda mais inteligentes e úteis do que nunca”, disse.
iOS 18
A atualização do sistema operacional da Apple traz mais opções de personalização da tela inicial e organização dos aplicativos no celular. Além disso, o usuário consegue bloquear aplicativos do celular para que outras pessoas não o vejam ou não acessem suas informações sem autenticação.
Visão mista com IA
Apple Vision Pro é o óculos de realidade mista da Apple, lançado há quatro meses. Agora, o produto ganhou um novo sistema operacional turbinado com IA. O vice-presidente da empresa, Mike Rockwell, afirma que o óculos possui 2 mil aplicativos prontos.
A empresa afirma que o Vision Pro terá um suporte para uma tela que equivale a dois monitores 4K. A partir do final de junho, o óculos estará disponível para pré-encomenda na Austrália, Canadá, Reino Unido, França e Alemanha. Na próxima semana, já poderá ser comprado em Hong Kong, Japão e Cingapura.
Parceria com Chat GPT
A empresa também confirmou uma parceria com a OpenAI, que conectará o ChatGPT ao Mac e ao iOS. Consequentemente, a Siri, assistente de voz da Apple, poderá acessar o robô da OpenAI. Chamada de “Apple Intelligence”, reúne recursos de IA nos dispositivos da empresa.
A parceria promete editar e criar imagens, além de desempenhar funções em nome dos usuários. O CEO da Apple afirmou que o Apple Intelligence “transformará o que os usuários podem fazer com nossos produtos — e o que nossos produtos podem fazer por nossos usuários“.