Nesta terça feira (11), o Google oficializou o lançamento do “modo ladrão” nos celulares Android. A nova função bloqueia a tela do celular quando identifica que alguém o arrancou da mão do portador. O modo ladrão foi criado para combater furtos e roubos, e foi anunciado durante o Google For Brasil 2024, evento anual da empresa.
O recurso entrará em fase de teste a partir de julho, estando disponível para alguns usuários, e o Brasil será o primeiro país do mundo a recebê-lo. Para que o modo ladrão seja ativado, deverá estar com o Android 10 ou superior.
A Google explicou que a função é ativada automaticamente, com auxílio de inteligência artificial e acelerômetro. Assim que o criminoso puxar o aparelho da mãe de seu dono a tela será bloqueada, e o desbloqueio só será possível com a senha. A empresa ainda garantiu que a tecnologia será capaz de identificar fugas a pé, de moto, de bicicleta e de carro.
‘Gangue da bicicleta’ motivou criação do modo ladrão
Durante coletiva de imprensa, o Google afirmou que no final de 2023, lideranças da Android vieram ao Brasil e se reuniram com representantes do país para entenderem a ação dos criminosos que roubam celulares. Houveram reuniões, inclusive, com Ricardo Capelli, o então secretário-executivo do Ministério da Justiça e idealizador do aplicativo Celular Seguro.