Instabilidade e fortes chuvas: o Rio Grande do Sul (RS) deve apresentar, durante esta semana, um clima de adversidades, de acordo com a previsão do site Climatempo.
O RS será atingido por uma formação e deslocamento de duas frentes frias, que estarão combinadas com a circulação de ventos em várias camadas da atmosfera, resultando em intensas instabilidades até quarta-feira (19).
“A gente tem condições, eu diria, muito difíceis para os próximos dias, porque o volume previsto é bastante grande”, afirmou o meteorologista Anderson Ruhoff, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Chuvas e tempo instável
Desde sábado (15), as chuvas já se fazem presentes e há previsão de precipitações significativas até quarta-feira (19) em grande parte do sul do país, segundo a Climatempo:
- No centro-norte e noroeste do Rio Grande do Sul, os acumulados de chuva podem variar entre 200 mm e 300 mm. Regiões como a Metropolitana de Porto Alegre, Vales dos Sinos, Jacuí e Caí, além de trechos de serra e planalto, estão incluídas nesta previsão;
- No restante do território gaúcho, os acumulados esperados estão entre 80 mm e 150 mm.
Ruhoff ressaltou que a presença de uma frente fria “parada” sobre o estado, juntamente com um bloqueio atmosférico, impedirá o avanço das chuvas, concentrando-as sobre o Rio Grande do Sul.
“Estima-se que as rajadas de vento variem entre 60 e 80 km/h na maioria das regiões, podendo alcançar 90 km/h nas áreas serranas durante os dias 16 e 17”, explicou o meteorologista.
TEMPO | Impressionante vazão no Parque Salto Ventoso, em Farroupilha, na Serra Gaúcha. Chuva na estação da Secretaria da Agricultura em Caxias do Sul soma 198 mm. 📷 Redes sociais pic.twitter.com/n6qHyHxKto
— MetSul #AjudaRS (@metsul) June 16, 2024