EUA

CNN barra pool de imprensa da Casa Branca do debate entre Biden e Trump

O pool de imprensa, formado por representantes de grandes organizações de notícias, incluindo a Reuters, acompanha o presidente em viagens internacionais e domésticas

A Associação de Correspondentes da Casa Branca (WHCA, em inglês) expressou nesta quinta-feira sua insatisfação com a CNN por rejeitar repetidos pedidos para permitir a entrada de repórteres do pool da Casa Branca no estúdio durante o primeiro debate presidencial entre o atual presidente dos EUA, Joe Biden, e o rival republicano Donald Trump.
Debate acontecerá em Atlante, Georgia – Créditos: Getty Images

A Associação de Correspondentes da Casa Branca (WHCA, em inglês) expressou nesta quinta-feira sua insatisfação com a CNN por rejeitar repetidos pedidos para permitir a entrada de repórteres do pool da Casa Branca no estúdio durante o primeiro debate presidencial entre o atual presidente dos EUA, Joe Biden, e o rival republicano Donald Trump.

Publicidade

Um repórter de pool é um jornalista que atua em nome de vários veículos de comunicação para cobrir uma pessoa ou evento específico. O repórter do pool da Casa Branca geralmente reporta suas descobertas para um grupo maior de jornalistas.

O pool de imprensa, formado por representantes de grandes organizações de notícias, incluindo a Reuters, acompanha o presidente em viagens internacionais e domésticas, tendo normalmente acesso a eventos públicos onde ele fala ou aparece, com o objetivo de manter o público dos EUA informado. É extremamente raro que esses repórteres sejam barrados de um evento nos Estados Unidos.

“A WHCA está profundamente preocupada que a CNN tenha rejeitado nossos pedidos repetidos para incluir o pool de viagem da Casa Branca dentro do estúdio”, disse Kelly O’Donnell, presidente da WHCA, em um comunicado. “O pool está lá para os ‘e se?’ em um mundo onde o inesperado realmente acontece”, explicou ela, destacando a importância de fornecer “contexto e insights por observação direta e não através da lente da produção televisiva.”

Esses repórteres têm a função de observar o que é dito e feito quando os microfones e câmeras estão desligados, oferecendo uma observação independente, conforme ressaltou O’Donnell. Ela enfatizou que suas responsabilidades são “separadas da produção do debate como um evento de notícias.”

Publicidade

O’Donnell informou que ambas as campanhas, de Biden e Trump, concordaram com o pedido da WHCA. No entanto, a CNN permitiu apenas que um repórter de imprensa do pool da Casa Branca entrasse no estúdio durante um intervalo comercial para “observar brevemente o cenário.” A emissora também permitirá que fotógrafos de outros veículos registrem os candidatos dentro do estúdio e fornecerá uma transmissão televisiva do debate para outras redes.

Publicidade

A CNN estabeleceu diversas regras para o primeiro debate, incluindo dois intervalos comerciais, proibição de adereços e microfones silenciados, exceto quando os candidatos forem reconhecidos para falar. Em um comunicado, a rede afirmou ser membro da WHCA e respeitar o papel do grupo na promoção da liberdade de imprensa e do acesso. Entretanto, a CNN justificou que o debate estava sendo realizado sem uma audiência em seu estúdio e seria fechado para a imprensa.

“Precedente importa para futuros debates”, destacou O’Donnell, referindo-se ao próximo confronto entre Biden e Trump em setembro.

Além disso, a Associação Nacional de Jornalistas Negros solicitou à CNN que credenciasse repórteres de organizações de notícias locais de propriedade de negros, após nenhum dos grupos de notícias negros de Atlanta terem recebido credenciais para estar no local do debate.

Publicidade

Como será o debate entre Biden e Trump?

Nesta quinta-feira (27), às 22h, irá ocorrer um dos momentos mais esperados na política dos Estados Unidos: o primeiro debate presidencial de 2024.

As mudanças no formato buscam evitar interrupções e garantir que cada candidato tenha tempo suficiente para expor suas propostas. Dentre as novidades, os microfones dos candidatos serão desligados enquanto o adversário fala, uma medida que visa elevar o nível do debate. O confronto será mediado pelos jornalistas Jake Tapper e Dana Bash.

No Brasil, além da transmissão pela CNN Brasil, a Globonews e a Record News também retransmitirão o debate simultaneamente a partir das 22h.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.