momento de cautela

BC diz que “não hesitará” em elevar Taxa Selic

Em ata, Copom citou preocupação com gastos públicos, alta do dólar e outros fatores que podem piorar a inflação

selic
Em ata, Copom do BC afirma que não hesitará em aumentar Taxa Selic se achar necessário – Créditos: Reprodução/Agência Brasil

O Banco Central escreveu que “não hesitará” em elevar a Taxa Selic se considerar necessário para garantir a convergência da inflação para a meta de 3%. O alerta está presente na ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta terça-feira, que detalha as discussões da última reunião. Na semana passada, o órgão decidir manter a taxa de juros a 10,5% ao ano.

Publicidade

Todos os diretores do colegiado concordaram com a afirmação de forma unânime. O BC também enfatizou que as projeções do Copom para a inflação para o primeiro trimestre de 2026 estão acima da meta. Atualmente, as expectativas são de 3,4% se a Selic estiver em 10,50% ao final de 2024 e 9,75% em 2025.

Outro ponto de preocupação foi a alta do dólar, que pode prejudicar a queda até então constante da taxa básica de juros do país. De acordo com a avaliação do comitê, o “desenrolar do cenário será particularmente importante para definir os próximos passos de política monetária”. Além disso, a aversão ao risco a nível global pressiona a taxa de câmbio variável em países de economias emergentes.

Gastos públicos

A ata do Copom também menciona os gastos públicos. Mais especificamente, as consequências da incerteza sobre a dívida pública. “[Isso] têm o potencial de elevar a taxa de juros neutra da economia, com impactos deletérios sobre a potência da política monetária e, consequentemente, sobre o custo de desinflação em termos de atividade”, diz o texto.

O Copom também retomou a sua preocupação com o mercado de trabalho e a atividade econômica atual, que possuem “maior dinamismo que o esperado“. Conforme o texto, o nível de ocupação, a taxa desocupação e a renda vêm “sistematicamente surpreendendo”.

Publicidade

O Copom vai aumentar a Selic?

O BC decidiu que ainda não é o momento para realizar elevações na taxa, pois o período requer cautela e monitoramento dos condicionantes da inflação. “À luz desse acompanhamento, o Comitê avaliará a melhor estratégia: de um lado, se a estratégia de manutenção da taxa de juros por um tempo suficientemente longo levará a inflação à meta no horizonte relevante; de outro lado, o Comitê, unanimemente, reforçou que não hesitará em elevar a taxa de juros para assegurar a convergência da inflação à meta se julgar apropriado”.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.