É muito provável que, em algum momento da rotina corrida, você já tenha escutado a expressão “bad hair day”. Traduzindo para o português, o termo significa “dia do cabelo ruim“, ou seja, aqueles dias em que as madeixas resolvem não cooperar. Nessas horas, os fios crespos e cacheados perdem a definição, enquanto os lisos e ondulados ficam repletos de frizz, não se alinhando de jeito nenhum.
Mas, acredite, é possível reverter a situação – seja com produtos corretos, acessórios e até mesmo alguns truques de beleza.
É possível controlar um “Bad Hair Day”?
Diante das características específicas de cada tipo de cabelo, é necessário dar uma atenção diferenciada para resolver um bad hair day. Para cabelos cacheados e crespos, a melhor solução é o uso de modeladores.
Naqueles dias em que os fios acordam muito bagunçados, há duas opções: realizar uma nova lavagem para modelá-los ou recorrer a acessórios e penteados que irão ajudar a disfarçar o efeito bagunçado. Quanto aos cabelos lisos e ondulados, o uso de fontes de calor como secadores, chapinhas e babyliss podem ser boas alternativas, já que costumam manter os fios alinhados por mais tempo.
Quais penteados simples podem ajudar no “Bad Hair Day”?
Investir em penteados simples e fáceis pode ser a chave para driblar um bad hair day. A seguir, confira algumas opções eficazes:
1. Rabo de Cavalo ‘Clean Girl’
Badalado nas redes sociais, o famoso rabo de cavalo clean girl é o mais básico e salva-vidas. Para fazê-lo, aplique gel ou pomada modeladora em toda a raiz do cabelo, divida ao meio e prenda os fios garantindo o alinhamento.
@leslieecatherine voluminous ponytail hack kills it again🤭 #voluminousponytail #ponytail #slickedponytail #hairstyle #cleangirlhair #volumehair #voluminoushair #ponytailhacks ♬ BOY IS MINE X BUTTONS – ALTÉGO
2. Coque ‘Clean Girl’
O processo segue, basicamente, a mesma dinâmica do penteado anterior. No entanto, após prender os fios, é necessário torcer o comprimento do cabelo e enrolá-lo em volta dele mesmo, formando um coque. Para finalizar, utilize grampos.
@flaviamascarenhasg Respondendo a @Luiza Lima Coque de clean girl? Vem aprender a fazer ⭐️ #cleangirlaesthetic #curlyhairstyles #curlygirl ♬ Never Lose Me – Flo Milli
3. Tranças
Todos os modelos de trança são bem-vindos. Uma dica é modelar os fios com babyliss antes de fazer a trança, para que ganhem movimento. Solte algumas mechas da parte frontal para um efeito mais despojado.
@brutailopes tutorial de trança para vocês 💙 #tutorialtrança #fy #penteadofacil #easyhairstyles #cutehairstyles #penteadofofo #hairhack ♬ เสียงต้นฉบับ – nad♡inem – 𓇼
4. Presilhas
Divida o cabelo ao meio, aplique o gel em todo o topo da cabeça. Penteie os fios para ficarem alinhados e “decore” com presilhas do seu gosto.
@amandabritosousa_ #curlyhair #cachostiktok #onduladas2abc #cachos2c3a #dayafter #penteado ♬ Tip Toe speed up – ♡
Quais acessórios usar para evitar o “Bad Hair Day”?
Para quem ama acompanhar as tendências fashionistas, já deve ter visto que o lenço é o acessório queridinho da vez. Uma das opções para usá-lo é dividindo o cabelo ao meio, de forma que fique alinhado. Na sequência, prenda o tecido nos fios, estilizando o visual.
Além disso, scrunchies também são ótimos, já que ajudam a prender o cabelo e dão um up na produção. Esses acessórios podem ser encontrados em diversas cores e tamanhos, permitindo várias combinações.
Quantas vezes os cabelos devem ser lavados por semana?
A frequência de lavagem dos cabelos também é um fator importante para evitar um bad hair day. Para cabelos oleosos, o ideal é lavar pelo menos três vezes por semana. Já os cabelos secos podem ser lavados duas vezes por semana.
No entanto, vale lembrar que o uso de produtos específicos para o seu tipo de cabelo é essencial. Investir em shampoos e condicionadores adequados, além de máscaras de hidratação, pode fazer toda a diferença na saúde e aparência dos fios.