A emissora olímpica oficial (OBS) pediu desculpas nesta quinta-feira (8) por um cinegrafista ter obstruído corredores em uma prova de 5.000m da Olimpíada de Paris ao entrar na pista durante a corrida. Na disputa de quarta (7), o operador de câmera não sabia que os corredores da eliminatória estavam se aproximando rapidamente quando ele entrou diretamente no caminho, de costas para eles, forçando-os a desviar e evitando por pouco uma colisão.
A OBS disse que procurou se desculpar formalmente à World Athletics e aos organizadores dos Jogos de Paris 2024 pelo incidente. A equipe da OBS afirmou que tomará medidas adicionais para garantir que episódios como esses não se repitam no futuro e que a equipe será mais diligente e atenta durante as provas.
Usain Bolt foi atingido por um cinegrafista em 2015
Outro incidente marcante envolvendo um operador de câmera ocorreu durante o campeonato mundial de 2015 em Pequim. Na ocasião, Usain Bolt, da Jamaica, acabou sendo derrubado por um cinegrafista logo após a final dos 200m. Esse evento gerou grande repercussão e, desde então, a segurança e as medidas preventivas para evitar acidentes semelhantes têm sido constantemente revisadas.
Esses acontecimentos mostram a necessidade de um planejamento meticuloso e uma execução cuidadosa das transmissões ao vivo, especialmente em eventos de grande porte. A integridade e a segurança dos atletas devem sempre ser a prioridade.