Na manhã desta segunda-feira (26) Portugal foi surpreendido por um terremoto de magnitude 5,9 na escala Richter. O fenômeno sísmico abalou diversas regiões do país, sendo o mais significativo em Portugal desde 1969. Com a epicentro no mar, o tremor foi sentido com maior intensidade em Setúbal e também em Lisboa, Porto e Coimbra.
Várias celebridades compartilharam suas experiências nas redes sociais, descrevendo o impacto e suas reações ao evento.
Luana Piovani relatou a sensação estranha que experimentou durante o sismo. “Agora de manhã só se fala nisso e parece que foi um abalo sísmico bem forte. Já senti quando morava no Japão, mas nunca mais tinha sentido. É uma sensação bem maluca porque você sente que tem alguma coisa acontecendo, mas você leva um tempo para entender que a terra que está tremendo”, compartilhou a atriz.
Susana Werner também abordou o incidente nas redes sociais, mencionando o alívio por não ter sentido o tremor diretamente em sua casa. “Terremoto de magnitude 5,4 na escala Richter atinge Portugal. É o tremor de terra de maior magnitude em Portugal Continental desde 1969. Graças a Deus não sentimos aqui em casa. Medo! Alguém sentiu aí?”, perguntou a ex-atriz e empresária.
Ver essa foto no Instagram
Aguinaldo Silva, de 81 anos, utilizou seu perfil no X (antigo Twitter) para contar que estava de prontidão após sentir o terremoto. “5:30 da manhã, 20 minutos após o tremor de terra aqui em Portugal, magnitude de 5,9, que me acordou e me fez pular da cama. Tudo calmo, ninguém na rua”, escreveu o roteirista.
Acordei às 5h11m da manhã com o terremoto aqui em Portugal. Magnitude de 5.9. O prédio balançou e sacudiu. Estou aqui de prontidão.
— aguinaldo silva (@aguinaldaosilva) August 26, 2024
Sobre o terremoto
Diversas regiões de Portugal foram afetadas pelo terremoto de magnitude 5,9. De acordo com os dados obtidos, o tremor aconteceu por volta das 5h11 no horário local (2h11 de Brasília), a uma profundidade de 16 km.
O abalo sísmico se originou no mar e foi sentido com maior intensidade em Setúbal. Moradores também relataram tremores em Lisboa, Porto e Coimbra. Um comunicado do governo do país confirma que “não há registo de danos pessoais ou materiais até ao momento”, e pediu à população que mantenha calma.