No último domingo (1°), o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” foi exibido no Festival de Veneza. Contando com um elenco de peso que inclui Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro, o longa já está atraindo atenção da crítica internacional.
Segundo o Deadline, a exibição foi um sucesso, com a plateia aplaudindo de pé por 10 minutos. As primeiras impressões foram positivos, com críticos destacando a atuação de Fernanda Torres como um dos principais pontos fortes do filme. Para alguns, inclusive, “Ainda Estou Aqui” pode inseri-la na corrida pelos principais prêmios cinematográficos, como o Oscar.
Ver essa foto no Instagram
Críticas internacionais e elogios à atuação de Fernanda Torres
O The Guardian concedeu três estrelas de cinco ao filme, enaltecendo a “incrível” performance de Torres no que chamou de “drama sombrio e sincero“. Para o jornal britânico, apesar de algumas imperfeições, o longa transmite uma mensagem de esperança eterna e resiliência familiar.
De acordo com o Deadline, o filme de Walter Torres é uma “celebração ao Brasil” e destaca a “delicadeza emocional” de Fernanda Torres em sua interpretação.
O Hollywood Reporter destacou a conexão poderosa entre mãe e filha, que é ressaltada pelo fato de Fernanda Montenegro interpretar a versão idosa de Eunice, a mesma personagem vivida por Fernanda Torres. A relação entre ambas no filme foi descrita como de “extraordinária graça e dignidade diante do sofrimento emocional”.
Já a revista Variety afirmou que o longa é “profundamente pungente“, oferecendo uma atuação “soberba” de Fernanda Torres. No mesmo tom, o IndieWire descreveu a performance da atriz como “espetacular“, destacando sua força e estoicismo fenomenais.
Para o portal ScreenDaily, Walter Salles destaca-se por não extrapolar nas “batidas emocionais” do filme, confiando na interpretação “magnífica e complexa” de Torres. Essa habilidade de trazer um drama emocional sem forçar a barra é uma das marcas registradas do cineasta brasileiro.
Sobre “Ainda Estou Aqui”
“Ainda Estou Aqui” é uma produção original da plataforma de streaming Globoplay, baseada no livro mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva. A obra narra a história de sua mãe, Eunice Paiva, mulher que tem cinco filhos e luta para cuidar deles sozinha enquanto busca por seu marido, Rubens Paiva, que foi levado de casa pela Polícia Militar em 1971, durante a Ditadura Militar.
A narrativa é baseada na história real da vida do autor. Torres e Montenegro interpretam Eunice em diferentes partes da vida. Confira o trailer, lançado nesta segunda-feira (2):