Onda de calor faz Brasil enfrentar temperaturas de deserto!

Centro-Oeste do Brasil enfrenta uma onda de calor intensa com temperaturas acima de 40°C

Em 2024 o Brasil enfrenta a maior seca dos últimos anos
Em 2024 o Brasil enfrenta a maior seca dos últimos anos – Créditos: depositphotos.com / KukiLadrondeGuevara

região Centro-Oeste do Brasil está enfrentando uma onda de calor intensa, com previsões de temperaturas similares às daqueles dos desertos mais quentes do mundo. Os próximos dias prometem ser desafiadores, com termômetros apontando para níveis recordistas de calor, ultrapassando facilmente os 40°C.

Publicidade

Desde o início deste mês, os moradores da região sentem os efeitos dessa onda de calor histórica. A massa de ar quente que está estacionada sobre o Centro-Oeste fez com que a sensação térmica ficasse insuportável. Mesmo após uma pequena trégua com a passagem de uma frente fria pelo Oceano Atlântico, a alta nas temperaturas voltará com força total no começo da próxima semana.

Por que o centro-oeste está tão quente?

Os modelos meteorológicos preveem que as tardes de quarta e quinta-feira, 11 e 12 de setembro, serão especialmente quentes no norte do Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso, com termômetros alcançando até 43°C. Essa condição fará do Brasil o local mais quente do Hemisfério Sul nestes dias.

Como essa onda de calor está impactando a região?

Essa situação extrema pode ser atribuída a uma corrente de ar quente constante que se fixou sobre a região. Tal condição atmosférica favorece a manutenção das altas temperaturas. Curiosamente, o norte da Austrália também enfrentará calor intenso, mas com picos menores, em torno de 38°C. Isso reforça a singularidade do que está ocorrendo no Brasil.

Como o calor do Brasil se compara aos desertos?

Em um comparativo global, o Brasil se torna o terceiro lugar mais quente nesta semana, ficando atrás apenas do deserto da Arábia e do deserto do sul da Califórnia. Veja como se comparam essas regiões:

Publicidade
  • Deserto da Arábia (entre Irã e Iraque): 49°C
  • Deserto do sul da Califórnia: 44°C
  • Centro-Oeste do Brasil: 43°C

Recordes de Temperatura

Na quarta-feira, o Mato Grosso do Sul pode registrar 43°C, enquanto o deserto da Califórnia deve alcançar 44°C e o deserto da Arábia pode chegar a impressionantes 49°C. Interessantemente, essas temperaturas estão 4 a 5 graus acima das médias históricas para o mês de setembro nessas regiões.

Até quando vai durar esta onda de calor?

A questão que muitos se perguntam é: qual a duração dessa onda de calor? As previsões indicam que as temperaturas elevadas persistirão no Centro-Oeste até aproximadamente o dia 23 de setembro. Portanto, prepare-se para suportar mais alguns dias de calor extremo.

Para efeito de comparação, a maior temperatura já registrada no planeta foi de 56,7°C no Vale da Morte, Califórnia, em 10 de julho de 1913, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM). O recorde na América do Sul é de 48,9°C, registrado em Rivadavia, Argentina, em 11 de dezembro de 1905.

Publicidade

Essa onda de calor extrema no Centro-Oeste do Brasil destaca as grandes variações climáticas. É essencial tomar medidas preventivas, como hidratar-se frequentemente e evitar a exposição prolongada ao sol, para enfrentar essa situação de maneira segura.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.