impacto da estiagem

Cachoeira histórica seca após mais de 100 dias sem chuva em MG; veja o antes e depois

Segundo Augusto César, porta-voz da Prefeitura de Santa Cruz de Minas, a redução no nível de água do ponto turístico começou há aproximadamente 15 dias

A Cachoeira do Bom Despacho, um dos pontos turísticos de Santa Cruz de Minas, secou completamente pela primeira vez em décadas.
Cachoeira do Bom Despacho completamente seca em Santa Cruz de Minas – Crédito: Robson Panzera/TV Integração

A Cachoeira do Bom Despacho, um dos pontos turísticos de Santa Cruz de Minas, secou completamente pela primeira vez em décadas. A cidade, localizada na histórica rota da Estrada Real, enfrenta uma estiagem que já dura mais de 100 dias. Augusto César, porta-voz da Prefeitura de Santa Cruz de Minas, disse ao g1 que ainda não tinha visto a cachoeira secar dessa forma. “Em outras estiagens, corria um filete de água. Mas, desta forma, na diminuição do nível da água, não”, relatou.

Publicidade

Segundo Augusto César, a redução no nível de água da cachoeira começou há aproximadamente 15 dias, secando de vez na na manhã da quinta-feira (12), quando havia no local apenas poços com resquícios de água parada. De acordo com o porta-voz da Prefeitura, esta é a primeira vez que o atrativo fica completamente sem água.

Para a população local, a ausência da cachoeira faz falta na paisagem. Ronan José Guimarães, aposentado e morador da região, expressou sua tristeza ao g1: “Passo na cachoeira todo dia. A água é sempre cristalina, limpinha, parecendo uma piscina tratada. Estou chocado em ver. Você olha e não tem água. Tem quem vem e deita na pedra, mas não é a mesma coisa”.

Como a estiagem da cachoeira afeta o turismo de santa cruz de minas?

A Cachoeira do Bom Despacho está situada na rota do caminho velho da Estrada Real, entre Tiradentes e São João del Rei. Isso fez dela um atrativo turístico popular, não só pela beleza, mas também por sua importância histórica e ambiental. Augusto César explicou o impacto da estiagem: “Impacta na forma indireta. A água daqui não é utilizada no abastecimento da cidade, mas impacta na questão ambiental, turística e de lazer da população de Santa Cruz de Minas e da região. Infelizmente, sentimos uma redução muito grande na visitação”.

Patrícia Aparecida dos Santos, uma comerciante local, também expressou sua tristeza ao g1 ao ao ver a cachoeira seca: “Sempre fui na cachoeira. Ela é o quintal da minha casa, de tão perto que fica. Passar ali e não ter nem um pinguinho de água é muito triste. Nem me recordo quando ela ficou seca assim”.

Publicidade

Além de ser um importante ponto turístico, a Cachoeira do Bom Despacho está situada na Área de Preservação Ambiental (APA São José). Ela é fundamental para o ecossistema local, fornecendo um habitat para diversas espécies de flora e fauna. A seca não só afeta a beleza do lugar, mas também o equilíbrio ambiental da região. Confira abaixo fotos da cachoeira como era antes e como está nestes últimos dias:

A Cachoeira do Bom Despacho, um dos pontos turísticos de Santa Cruz de Minas, secou completamente pela primeira vez em décadas.
À esquerda, a Cachoeira do Bom Despacho com volume de água normal. À direita, a mesma cachoeira completamente seca devido à severa estiagem – Crédito: Portal Minas/Reprodução e Robson Panzera/TV Integração

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.