O diretor do Mônaco, Thiago Scuro, fez declarações reveladoras esta semana sobre as diferenças entre atletas brasileiros e europeus. Em uma entrevista concedida ao programa Bola da Vez, que vai ao ar neste sábado (14) às 19h (de Brasília) com transmissão pelo Disney+, Scuro destacou aspectos fundamentais no desenvolvimento dos jogadores no Velho Continente.
Scuro, que aos 42 anos já teve passagens pelo Cruzeiro e Red Bull Bragantino, ressaltou que os jogadores europeus possuem uma mentalidade distinta, especialmente quando se trata de desenvolvimento profissional e comprometimento com o esporte. Segundo ele, essa diferença é evidente em várias áreas.
Por que os atletas europeus se destacam mais?
De acordo com Thiago Scuro, a principal diferença entre os jogadores europeus e brasileiros é o foco no desenvolvimento profissional. Enquanto muitos atletas brasileiros parecem estar mais preocupados com a promoção pessoal e redes sociais como o Instagram, os europeus priorizam o aprendizado do jogo e o cuidado com o corpo.
“O foco com o desenvolvimento profissional, pelo menos no ambiente que eu estou, no Mônaco, ele é muito mais avançado do que a média do futebol brasileiro. Menos preocupados com Instagram, promoção pessoal. Mais preocupados em aprender o jogo, cuidado com o próprio corpo”, afirmou Scuro durante a entrevista.
Como os atletas europeus abordam o desenvolvimento físico e mental?
Outro ponto levantado por Scuro foi a dedicação dos jogadores europeus em aspectos fundamentais do esporte. Eles entendem melhor a exigência física do jogo de hoje e portanto são mais comprometidos com nutrição, trabalho físico de prevenção de lesão e desenvolvimento mental. Esses fatores contribuem para que eles atinjam um nível de performance mais alto.
- Comprometimento com nutrição
- Desenvolvimento mental contínuo
- Trabalho físico preventivo
- Sessões individuais com analistas de jogo para entender táticas
Scuro também mencionou que os atletas europeus são mais disciplinados quando se trata de sessões individuais com analistas de jogo para entender taticamente o jogo e o comportamento em campo.
Qual é a importância do trabalho tático e analítico?
Scuro enfatizou a importância do trabalho tático e analítico no desenvolvimento dos jogadores europeus. Ele comentou que esses atletas estão mais dispostos a participar de sessões individuais com analistas de jogo, visando entender melhor os aspectos táticos e comportamentais do futebol.
“Mais comprometidos com sessões individuais com analistas de jogo pra entender taticamente o jogo e o comportamento. Então, eu acho que isso, você vai juntando um pouco de cada coisa, o produto final é mais robusto do que o que a gente tem”, complementou Scuro.
O que muda na gestão de um clube europeu?
Thiago Scuro também falou sobre a própria experiência em gestão esportiva. Desde sua chegada ao Mônaco na temporada 2023-24, ele notou que o ambiente de trabalho é mais colaborativo e profissional. Elementos como tecnologia, infraestrutura e recursos humanos são usados de forma mais eficaz, o que facilita a evolução dos atletas.
Anteriormente, Scuro trabalhou no Cruzeiro e no Red Bull Bragantino, onde lidou com diferentes desafios. Sua experiência no Mônaco proporcionou uma nova perspectiva sobre como gerir equipes e maximizar o potencial dos jogadores.
Em resumo, as declarações de Thiago Scuro revelam uma diferença significativa na abordagem de desenvolvimento entre jogadores brasileiros e europeus. A busca incessante pelo aprendizado e o comprometimento com todas as áreas do desenvolvimento físico e mental fazem dos atletas europeus verdadeiros exemplos a serem seguidos.
*Matéria originalmente publicada por Sportbuzz.