Uma nova frente fria começou a ingressar no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, trazendo mudanças significativas no tempo para o estado. A maior parte do dia, no entanto, será marcada por sol e nuvens em grande parte das localidades gaúchas, com temperaturas elevadas. Este panorama inicial contrasta com o cenário que se avizinha a partir do final da tarde.
Pela manhã, o tempo permaneceu firme e o sol brilha em todas as regiões do estado. Gradualmente, ao longo do dia, a nebulosidade aumenta, sinalizando a aproximação das áreas de instabilidade que trarão chuva isolada da tarde para a noite. Este é o prenúncio da mudança climática que se intensificará com o avanço da frente fria.
Qual o impacto da frente fria no Rio Grande do Sul?
Na noite de quinta-feira, a frente fria avançou pelo Rio Grande do Sul, provocando chuva generalizada no Oeste, Sul e parte do Centro do estado. A previsão indica riscos de chuva forte e temporais isolados nessas regiões. O governo gaúcho já emitiu alerta para que os habitantes fiquem atentos.
Quais regiões serão mais afetadas?
O maior momento de instabilidade ocorreu entre a noite de quinta-feira e a manhã de sexta-feira. Durante esse período, uma faixa de nuvens carregadas, com raios e chuva forte, se moverá pelo estado. A previsão é que a frente fria mude o tempo no Oeste, Sul e áreas do Centro do Rio Grande do Sul no final desta quinta-feira, estendendo-se para outras áreas durante a madrugada e a manhã de sexta-feira.
Frente fria: chuva forte no Sul, menos fora do RS?
A frente fria não afetará apenas o Rio Grande do Sul, mas também Santa Catarina e Paraná nos próximos dias. Embora a organização do sistema frontal seja menor nesses estados, ainda há possibilidade de chuva forte e temporais isolados. Contudo, os volumes de chuva previstos são menores em comparação ao território gaúcho.
Siga a gente no Google Notícias