Boa notícia para donos de veículos: parcelamento do IPVA em até 6x

Saiba como emitir a guia de pagamento do IPVA 2024, evite multas e regularize seu veículo. Confira as consequências do não pagamento

Boa notícia para donos de veículos: parcelamento do IPVA em até 6x
Boa notícia para donos de veículos: parcelamento do IPVA em até 6x – Créditos: depositphotos.com / joasouza

O contribuinte pode emitir a guia de pagamento no portal da Sefaz, no banner “IPVA”, ou no site do Detran. Se aconteceu algum imprevisto e você não conseguiu quitar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2024, a Sefaz-MT (Secretaria de Fazenda de Mato Grosso) oferece uma nova oportunidade para regularizar a sua situação. É importante saber que a falta de pagamento pode acarretar apreensão do veículo e multa.

Publicidade

O valor pode ser pago à vista no PIX, ou dividido em até 6 vezes, desde que cada parcela não seja a (25%) do valor da UPF (Unidade Padrão Fiscal) em Mato Grosso. O valor atual é de R$ 238,78. Confira abaixo como realizar esse pagamento de forma correta.

Como emitir a guia de pagamento do IPVA 2024?

Você pode emitir a guia de pagamento no portal da Sefaz, no banner “IPVA”, ou no site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). É importante lembrar que nos parcelamentos e reparcelamentos, há a incidência de juros e encargos moratórios. A seguir, explicamos o passo a passo.

Quais as consequências de não pagar o IPVA?

Se uma pessoa não paga o imposto do veículo, pode ter seu veículo apreendido pela guarda de trânsito e receber multas. Além disso, o não pagamento acarreta a inscrição do nome no cadastro de inadimplentes. Neste caso, o débito tem uma multa de 100% e juros mensais, além de eventuais cobranças extrajudiciais em caso de protesto.

Passo a passo para emitir a guia

  • Acesse o portal da Sefaz-MT.
  • Procure pelo banner “IPVA”.
  • Insira os dados do veículo conforme solicitado.
  • Escolha a forma de pagamento: à vista no pix ou parcelado.
  • Gere a guia de pagamento e efetue o pagamento conforme escolhido.

Dúvidas frequentes sobre o IPVA

1. Onde posso pagar o IPVA?

O pagamento pode ser realizado nas agências bancárias credenciadas, casas lotéricas, ou diretamente pelo pix, utilizando a guia emitida pelo portal da Sefaz ou Detran.

Publicidade

2. Qual é o valor da UPF em Mato Grosso?

A Unidade Padrão Fiscal (UPF) em Mato Grosso é atualmente de R$ 238,78. Isso influência diretamente no cálculo das parcelas para o pagamento do IPVA.

3. Quais os veículos isentos de IPVA?

O Senado aprovou isenção do IPVA para veículos com mais de 20 anos. Isso significa que, a partir de agora, quem possui carros antigos não precisa mais pagar o imposto.

Estatísticas de inadimplência no Mato Grosso

Atualmente, 1.621.606 veículos são tributáveis no Mato Grosso, e 541.004 continuam inadimplentes. Isso demonstra que uma grande parcela da população precisa tomar medidas para regularizar sua situação e evitar possíveis multas e apreensões.

Publicidade

Novas medidas aprovadas pelo senado

Recentemente, o Senado aprovou uma nova medida que “zera” o pagamento do IPVA para veículos com mais de 20 anos de fabricação. Essa resolução visa aliviar os donos de veículos mais antigos de uma despesa anual significativa, incentivando a regularização e atualização da frota nacional.

Para mais informações, consulte os sites oficiais da Sefaz e Detran, e sempre se mantenha atualizado quanto às suas obrigações tributárias para evitar contratempos futuros.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.