Arqueologia moderna

Veja o que foi escrito em mensagem de quase 200 anos encontrada em garrafa

O local da escavação, conhecido como Cité de Limes ou Acampamento de César, é uma região rica em história e cultura

Veja o que foi escrito em mensagem de quase 200 anos encontrada em garrafa
Mensagem de papel de 200 anos encontrada na França – Créditos: Reprodução/Facebook (@Ville d’Eu)

Uma equipe de estudantes voluntários, participando de uma escavação arqueológica no norte da França, descobriu uma mensagem escrita há quase 200 anos. Enquanto exploravam os restos de uma antiga vila gaulesa situada no alto de um penhasco próximo a Dieppe, eles encontraram um pote de barro que continha um pequeno frasco de vidro.

Publicidade

“Era o tipo de frasco que as mulheres costumavam usar ao redor do pescoço para carregar sais aromáticos,” disse Guillaume Blondel, líder da equipe e chefe do serviço arqueológico da cidade de Eu, à BBC. Dentro do frasco, havia uma mensagem em papel, cuidadosamente enrolada e amarrada com um barbante.

Segundo o site Aventuras na História, Blondel desvendou o conteúdo da mensagem, que dizia: “PJ Féret, natural de Dieppe, membro de várias sociedades intelectuais, realizou escavações aqui em janeiro de 1825. Ele continua suas investigações nesta vasta área conhecida como Cité de Limes ou Acampamento de César”.

PJ Féret era uma figura local de destaque, e os registros municipais confirmam que ele liderou a primeira escavação no local há 200 anos. “Foi um momento absolutamente mágico,” afirmou Blondel.

Contexto histórico da Vila Gaulesa em Dieppe

O local da escavação, conhecido como Cité de Limes ou Acampamento de César, é uma região rica em história e cultura. Há muito tempo se sabia que existia uma vila gaulesa ali, mas os detalhes sobre a vida e as atividades diárias dos habitantes ainda são um mistério.

Publicidade

A descoberta deste frasco e da mensagem trouxe um novo fôlego às investigações e renovou o interesse na compreensão do passado da área. A escavação de emergência foi iniciada devido à erosão do penhasco que ameaça o local.

Arqueologia moderna

A descoberta deste tipo de “cápsula do tempo” é rara em arqueologia. O próprio Blondel destacou que é comum encontrar tais objetos em construções, mas extremamente raro em escavações arqueológicas. Ele comentou sobre a improbabilidade de encontrar algo do tipo, já que os arqueólogos, muitas vezes, trabalham com a premissa de que não haverá ninguém para continuar seu trabalho no futuro.

O achado foi altamente significativo para a comunidade arqueológica, pois forneceu informações valiosas sobre as práticas e os interesses dos arqueólogos do início do século XIX. Encontrar um registro tão pessoal e detalhado de PJ Féret trouxe à tona uma conexão histórica direta e palpável entre passado e presente.

Publicidade

Objetivos da equipe de escavação

Com esta nova descoberta, a equipe de escavação planeja continuar seus esforços para investigar mais a fundo a vila gaulesa e entender os detalhes de sua existência. Guillaume Blondel e sua equipe esperam que esse achado proporcione novos insights sobre a vida, a cultura e as práticas dos antigos habitantes desse local.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.