O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) liberou o calendário de pagamentos para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios temporários referente ao mês-base de outubro. Este calendário segue a lógica de escalonamento baseada no penúltimo dígito do documento NB.
A nova rodada de pagamentos começa no dia 25 de outubro de 2024 e vai até 7 de novembro de 2024. O primeiro grupo a receber inclui aqueles cujo penúltimo algarismo do NB é “1” e que recebem valores correspondentes ao piso.
Como funciona o pagamento do INSS?
Os pagamentos do INSS para outubro de 2024 seguirão o escalonamento habitual, com depósitos feitos em dias úteis. A consulta atualizada do pagamento será liberada na semana em que os repasses começarem a ser efetuados. Veja o calendário completo abaixo:
Quando o benefício do INSS será pago?
Para descobrir a sua data de pagamento, basta acessar o site ou aplicativo “Meu INSS“, disponível para Android e iOS. Outra opção é solicitar atendimento pela Central 135, que oferece serviços automáticos 24 horas por dia e atendimento personalizado de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Calendário de pagamentos para quem recebe o piso do INSS
- Penúltimo dígito 1: 25/10
- Penúltimo dígito 2: 26/10
- Penúltimo dígito 3: 27/10
- Penúltimo dígito 4: 30/10
- Penúltimo dígito 5: 31/10
- Penúltimo dígito 6: 01/11
- Penúltimo dígito 7: 03/11
- Penúltimo dígito 8: 06/11
- Penúltimo dígito 9: 07/11
Calendário de pagamentos para quem recebe acima do piso do INSS
- Penúltimo dígito 1 e 6: 01/11
- Penúltimo dígito 2 e 7: 03/11
- Penúltimo dígito 3 e 8: 06/11
- Penúltimo dígito 4 e 9: 07/11
Como funciona a revisão cadastral do INSS?
Em agosto de 2024, o INSS aprimorou seu sistema de monitoramento e revisão de irregularidades no recebimento dos benefícios. A revisão se concentra especialmente no auxílio-doença e no Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Beneficiários do auxílio-doença já estão sendo direcionados à perícia médica presencial quando ligam para a Central 135 para solicitar a prorrogação das parcelas. Para realizar a comprovação pessoalmente, é necessário levar documentos médicos atualizados que justifiquem a continuidade do afastamento.
No caso do BPC, beneficiários com CadÚnico desatualizado há mais de dois anos precisam regularizar seus dados. Aqueles que ainda não estão inclusos nessa base de dados também devem fazer a regularização. Para isso, os cidadãos devem comparecer ao CRAS ou a uma unidade de atendimento voltada ao CadÚnico.
Quem pode receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC)?
O BPC é destinado a idosos com idade mínima de 65 anos e a pessoas com deficiência de qualquer faixa etária, desde que a renda familiar per capita seja de até 1/4 do salário mínimo ao mês. Vale lembrar que este não é um benefício permanente, mas sim assistencial.
Para mais informações, consulte o site ou aplicativo “Meu INSS”. O atendimento também pode ser solicitado pela Central 135. Fique atento ao calendário de pagamentos e regularize sua situação cadastral se necessário.
Siga a gente no Google Notícias