O “chroming” é uma prática perigosa que consiste em uma maneira de se drogar inalando hidrocarbonetos ao usar de forma indevida vários produtos legais. Entre esses produtos estão marcadores permanentes, desodorantes aerossóis, esmalte de unhas, tinta metálica, sprays de limpeza de computador, limpador de carburador, solventes de tinta, gasolina e spray de cabelo, explicou o Dr. Anthony Pizon, professor de medicina de emergência e chefe da divisão de toxicologia médica da Universidade de Pittsburgh, à CNN.
O termo “chroming” vem do efeito colateral de inalar tintas metálicas borrifadas em um pano, que deixam um resíduo cromado ou metálico no rosto, acrescentou Pizon. Esta prática envolve inalar, via nariz ou boca, diretamente do recipiente ou de um pano ou saco plástico saturado com o produto escolhido, segundo a Dra. Betty Choi, pediatra e autora do livro “Human Body Learning Lab: Take An Inside Tour of How Your Anatomy Works”, à CNN.
Qual é a situação atual relacionada ao chroming?
“As pessoas têm inalado vapores há séculos,” disse Choi por e-mail. “De acordo com a Pesquisa Nacional de Uso de Drogas e Saúde dos Estados Unidos de 2020, o abuso de inalantes atingiu seu pico nos anos 90 e vinha diminuindo nas últimas duas décadas. Mas, nos últimos anos, as taxas de experimentação entre adolescentes voltaram a subir.”
O número de adolescentes americanos de 12 a 17 anos que usaram inalantes caiu de 684.000 em 2015 para 554.000 em 2022, de acordo com a Administração de Serviços de Abuso de Substâncias e Saúde Mental (SAMHSA) dos Estados Unidos. No entanto, recentemente, esses números voltaram a subir, atingindo pelo menos 564.000 em 2023, segundo a SAMHSA.
Alguns adolescentes acreditam que, em comparação a outras drogas, inalar substâncias ou fazer chroming não é um grande problema, já que os produtos utilizados são legalmente disponíveis e encontrados em casa. Contudo, tanto a curto como a longo prazo, há sérios riscos associados ao abuso desses produtos, disse Pizon.
Os efeitos a curto prazo incluem euforia, tontura, falta de coordenação, fala arrastada, náusea, vômito e problemas cardíacos. Já as consequências de chroming repetido podem ser mais graves, incluindo disfunção renal ou hepática, danos ao cérebro ou coração e problemas de memória.