Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) estão de sobreaviso e aguardam autorização do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para se deslocarem ao Oriente Médio e repatriarem os brasileiros residentes no Líbano. O país passou a ser alvo de bombardeios diários de Israel na semana passada. Medidas burocráticas para a realização da operação já estão encaminhadas, incluindo a elaboração de documentos de voo, alerta para que tripulantes estejam em prontidão e contato com a embaixada brasileira em Beirute.
Atualmente, há pelo menos duas opções de aeronave disponíveis: o KC-30, a maior da FAB, com capacidade para transportar cerca de 220 passageiros, e o KC-390 Millennium, que comporta aproximadamente 80 pessoas. Qualquer uma dessas aeronaves pode ser acionada para a missão de repatriação a partir do momento que for autorizada pelo presidente. O KC-30 está localizado em Boa Vista (RR) e deve pousar na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (30).
Ver essa foto no Instagram
Qual a função do KC-30 e do KC-390 Millennium na missão?
O KC-30 é utilizado em ações estratégicas, como apoio logístico e ações humanitárias nacionais e internacionais – incluindo a repatriação de brasileiros das zonas de conflito, como Israel, Jordânia e Faixa de Gaza. Por ser uma aeronave de grande porte, sua capacidade de transporte é expressiva, tornando-o vital em operações de grande escala.
Já o KC-390, projetado para ser um cargueiro multimissão, tem capacidade para transportar até 26 toneladas de carga. Suas funcionalidades são vastas e incluem desde transporte aéreo logístico e buscas e salvamentos até lançamento de carregamentos, reabastecimento e combate a incêndios. O KC-390 já demonstrou sua importância em diversas operações humanitárias:
Lula deve autorizar a missão?
Segundi a CNN, o presidente Lula será aconselhado por seus auxiliares a autorizar a missão de repatriação. A avaliação é de que esta é a alternativa ideal diante da possibilidade de intensificação das ações militares israelenses, como uma incursão terrestre no Líbano. Lula se reunirá com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para discutir os detalhes da operação de resgate dos brasileiros.
O ministro Mauro Vieira conversou recentemente com o chanceler do Líbano, Abdallah Bou Habib, e da Síria, Bassam Sabbag, para discutir a escalada do conflito entre Israel e o Hezbollah, e as possibilidades de resgate. A Síria, a Jordânia e o Chipre estão sendo considerados como rotas viáveis para a repatriação, sendo que a última opção envolve a travessia marítima.
A decisão final sobre o resgate dos brasileiros no Líbano deve ser tomada ainda nesta semana, após a reunião de Lula com os seus conselheiros e o ministro das Relações Exteriores.
Siga a gente no Google Notícias