BRAM STOKER

Conto inédito do criador de Drácula será publicado após 134 anos

Conto inédito do criador de Drácula será publicado após 134 anos
Foto de Bram Stoker, criador de Drácula – Autor desconhecido / Domínio Público / Via Wikimedia Commons

O mundo literário foi surpreendido recentemente com a descoberta de um conto inédito do renomado escritor gótico Bram Stoker, famoso por ter criado o icônico “Drácula”. O conto intitulado “Gibbet Hill”, escrito em 1890, veio à tona depois de 134 anos, graças ao historiador amador Brian Cleary.

Publicidade

Segundo o Aventuras na História, a descoberta foi feita de maneira casual na Biblioteca Nacional da Irlanda, em Dublin, cidade natal do autor.

Cleary estava revisitando as obras de Stoker quando se deparou com a menção à “Gibbet Hill”, um título desconhecido até então. A novidade deixou o descobridor atônito, pois nem nas biografias conhecidas de Stoker havia referência a esse conto. Tal achado foi rapidamente confirmado por Paul Murray, biógrafo de Stoker, que viu na obra uma ligação direta com o famoso romance do autor, “Drácula”, iniciado no mesmo ano de 1890.

O enredo de “Gibbet Hill”

A história de “Gibbet Hill” se desenrola na vila homônima localizada em Surrey, no Reino Unido. A trama gira em torno de três criminosos que são julgados e enforcados pelo assassinato de um marinheiro. Após a execução, os corpos dos bandidos são deixados pendurados na forca, servindo como uma advertência sinistra para outros que possam ter intenções nefastas. A luta entre o bem e o mal, uma marca característica de Stoker, está presente nesta narrativa, que explora como o mal pode emergir de maneiras inesperadas e misteriosas.

Como o conto foi redescoberto?

O conto “Gibbet Hill” veio à luz em 2021 durante um momento peculiar na vida de Brian Cleary. Devido a uma perda auditiva temporária, ele estava afastado de suas atividades no Hospital Rotunda de Dublin. Nesse período, Cleary se dedicou a explorar recortes de jornais antigos e documentos históricos. Foi durante essa exploração que ele encontrou o conto em um suplemento de Natal do Daily Express Dublin Edition de 1890, onde o conto havia sido publicado pela primeira e única vez.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.