Japoneses desmontam carros elétricos e descobrem os segredos dos Chineses

Venda de carros elétricos cresce muito a cada ano Créditos: depositphotos.com / welcomia
Venda de carros elétricos cresce muito a cada ano Créditos: depositphotos.com / welcomia

O benchmarking é um procedimento amplamente utilizado na indústria automotiva. Ele consiste em desmontar e estudar veículos de concorrentes, a fim de compreender suas tecnologias e práticas de fabricação. Este método é especialmente relevante entre montadoras que desejam otimizar seus processos produtivos e, consequentemente, reduzir custos.

Publicidade

Um exemplo recente disso vem da Sanyo Trading, uma empresa japonesa que realizou uma análise detalhada de três carros elétricos chineses. O objetivo do estudo era descobrir como as montadoras chinesas conseguem oferecer veículos com tecnologia avançada a preços competitivos.

Quais foram os modelos de estudo no benchmarking?

BYD Atto 3 Foto: Divulgação/BYD
BYD Atto 3 Foto: Divulgação/BYD

Durante o evento organizado pela Sanyo Trading, três modelos de veículos elétricos se destacaram: o BYD Atto 3 (também conhecido como Yuan Plus no mercado brasileiro), o NIO ET5 e o Tesla Model Y. A escolha desses modelos se deu pela relevância e sucesso que vêm alcançando no mercado global.

Cerca de 70 empresas japonesas de autopeças estiveram presentes no evento, que reuniu mais de 6.000 visitantes de 450 empresas diferentes. A presença maciça das empresas demonstra o interesse e a importância do benchmarking na indústria automotiva atual.

Quais foram os principais achados do estudo?

Entre os modelos analisados, o BYD Yuan Plus se destacou significativamente. Uma tecnologia que chamou a atenção foi a chamada E-Axle. Este sistema integra múltiplos componentes essenciais, como o motor elétrico, o inversor, e o carregador, em um único módulo. Tal inovação não só reduz os custos como também diminui o espaço necessário para a instalação.

Publicidade

Outro ponto observado foi o compartilhamento de peças entre diferentes modelos da BYD. Essa estratégia reduz ainda mais os custos de produção. No entanto, alguns aspectos relacionados à proteção da bateria contra água foram considerados insuficientes por parte dos analistas japoneses.

Por que o foco em custos de produção é tão importante?

Sob a perspectiva de Kenichi Ito, diretor da Sanyo Trading, os fabricantes chineses possuem uma abordagem singular em relação ao custo de produção. Enquanto muitas montadoras priorizam a qualidade em um sentido bastante tradicional, as empresas chinesas apontam para a eficiência de custos sem comprometer a qualidade.

Essa diferente perspectiva sobre custos e qualidade ajuda a explicar como os carros elétricos chineses têm conseguido ganhar espaço em mercados exigentes. Com menos peças do que o habitual, como observado nos modelos da BYD e da Tesla, a simplicidade pode ser sinônimo de eficiência.

Publicidade

Conclusão do evento de benchmarking

O evento não apenas permitiu uma análise detalhada dos veículos, como também serviu como uma plataforma de treinamento para as empresas participantes. A desmontagem dos carros revelou um total impressionante de mais de 90 mil peças analisadas ao longo de 16 veículos.

O sucesso do evento ressalta a importância do benchmarking como uma ferramenta poderosa para empresas que desejam melhorar seus produtos e processos, aprendendo diretamente com suas concorrentes. Com crescente participação no mercado, os carros elétricos chineses oferecem lições valiosas sobre inovação e eficiência.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.