O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 trouxe como tema de redação “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na plataforma X. No primeiro dia de prova, realizado neste domingo (3), mais de 4,3 milhões de candidatos inscritos pelo país discutiram o tema em suas redações.
De acordo com Ademar Celedônio, diretor de ensino e inovações do SAS Educação, a “abordagem do aluno precisa considerar os aspectos históricos, sociais, culturais e políticos da herança africana”. Para ele, é importante que os estudantes façam “uma análise crítica da situação e propor uma intervenção que contribua para a valorização da cultura afro-brasileira”. Celedônio acrescenta à CNN que os candidatos devem explorar aspectos como a presença afro em áreas diversas, como religião e cultura, que muitas vezes são afetados por preconceitos.
Histórico dos temas de redação no Enem
Nos últimos anos, os temas da redação do Enem têm focado questões de relevância social. Em 2023, o tema abordou “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Em edições anteriores, o exame tratou de assuntos como a valorização de comunidades tradicionais (2022), o registro civil e cidadania (2021), o estigma das doenças mentais (2020) e o acesso ao cinema (2019).
Além da redação, o primeiro dia do Enem inclui 90 questões objetivas, divididas igualmente entre linguagens, que inclui língua portuguesa, literatura e língua estrangeira, e ciências humanas, com questões de história, geografia, filosofia e sociologia.
Correção e critérios
A redação do Enem representa 20% da nota final e deve seguir o formato dissertativo-argumentativo. Cada texto é corrigido por dois avaliadores que atribuem notas entre 0 e 200 em cinco competências específicas. Essas competências incluem o domínio da norma culta da língua, a compreensão da proposta, a organização dos argumentos e a elaboração de uma proposta de intervenção. A intervenção, ponto central da avaliação, precisa respeitar os direitos humanos, sendo fundamental para a nota final dos candidatos.
Siga a gente no Google NotíciasNa sala de situação do Enem 2024, um dado importante é que tivemos um aumento significativo de estudantes que terminam o Ensino Médio e estão fazendo a prova este ano. O Pé-de-Meia está dando frutos, impulsionando os jovens ao ensino superior.
— Lula (@LulaOficial) November 3, 2024