O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou o envio de dois aviões de resgate para Amsterdã, após incidente envolvendo torcedores de seu país. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (8).
O evento ocorreu após uma partida de futebol entre o Ajax, time dos Países Baixos (Holanda), e o Maccabi Tel Aviv, parte da Liga Europa. O incidente resultou em dezenas de detenções de torcedores e deixou várias pessoas hospitalizadas. .
Descrito por Netanyahu como um “ataque antissemita premeditado“, o incidente levou ao acionamento imediato de medidas de resgate. Israel reagiu prontamente a relatos de agressões, enviando ajuda para amparar seus cidadãos afetados.
As imagens do ataque foram rapidamente mencionadas pelo presidente de Israel, Isaac Herzog. “Assistimos com horror às imagens e vídeos chocantes que esperávamos nunca mais rever desde 7 de outubro e que mostra um ataque antissemita contra torcedores do Maccabi Tel Aviv e cidadãos israelenses, no coração de Amsterdã”, escreveu em mensagem publicada na rede X.
Governo dos Países Baixos se manifesta
A reação internacional foi imediata. O primeiro-ministro holandês, Dick Schoof, condenou os atos como “inaceitáveis”, prometendo que os responsáveis seriam processados. O evento, que viu 62 pessoas detidas e cinco hospitalizadas, casou espanto nos holandeses e chamou a atenção para a necessidade de medidas de segurança mais rígidas.
Qual foi a resposta das autoridades de Israel?
O governo de Israel reagiu com preocupação. Itamar Ben-Gvir, do Ministério da Segurança Interna, aconselhou os cidadãos israelenses a permanecerem em seus hotéis por segurança. Além disso, o ministro das Relações Exteriores, Gideon Sa’ar, fez uma viagem urgente à cidade europeia para tratar do incidente. Em suas declarações, descreveu o ataque como um sinal de alerta para toda a Europa.
“Estou em contato com todos os envolvidos” e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, “insistiu que os autores desses atos devem ser detidos e indiciados”, disse Schoof, acrescentando que a situação voltou ao normal na cidade holandesa.
Ataque deixa 62 torcedores feridos
De acordo com a polícia holandesa, 62 pessoas foram detidas após a partida e cinco foram hospitalizadas. Manifestantes pró-palestinos foram até o estádio Johan Cruyff, onde acontecia o jogo, apesar da proibição de protestos no local, e atacaram os torcedores israelenses, como mostram diversos vídeos publicados nas redes sociais.
We see with horror this morning, the shocking images and videos that since October 7th, we had hoped never to see again: an antisemitic pogrom currently taking place against Maccabi Tel Aviv fans and Israeli citizens in the heart of Amsterdam, Netherlands.
This is a serious…
— יצחק הרצוג Isaac Herzog (@Isaac_Herzog) November 8, 2024
Leia mais: A origem do termo antissemitismo