CUMBICA, GUARULHOS

Avião americano retorna a São Paulo após 4 horas de voo com forte turbulência e passageiros feridos

Avião americano retorna a SP após 4 horas de voo com forte turbulência e passageiros feridos
Mapa do aplicativo Radarbox mostra o avião sobrevooando o Tocantins e voltando para São Paulo – Crédito: Radarbox/reproduçãoCrédito

Um avião da American Airlines que decolara do Aeroporto Internacional de São Paulo Guarulhos com destino a Miami (EUA), na noite de sábado (23), teve que retornar ao aeroporto de origem depois de aproximadamente quatro horas de voo: a aeronave passou por uma zona de forte turbulência que resultou em passageiros e tripulantes feridos.

Publicidade

Retorno a São Paulo

O avião, um Boeing 777-200 de registro N753AN, voou por pouco mais de quatro horas até pousar novamente no aeroporto de Guarulhos em segurança. No momento do retorno, a aeronave cruzava o estado do Tocantins, de acordo com dados do Radarbox.. As informações são do site AEROIN.

Depois da aterrissagem no aeroporto de São Paulo, uma passageira precisou ser transportada para um hospital com uma fratura na perna; outros passageiros também relataram ferimentos leves. Dois comissários também teriam se ferido na ocasião, segundo relatos do perfil Viagemcompontos do Instagram, que estava a bordo do voo.

Comunicado da American Airlines

Em comunicado divulgado à mídia, a companhia aérea americana informou que o sinal de cinto de segurança no avião estava aceso no momento em que a aeronave encontrou a turbulência. A American Airlines também informou que o voo foi remarcado para a noite do domingo (24). A aérea agradeceu à tripulação pelo profissionalismo durante a situação de turbulência.

Turbulência: quais causas

Turbulência é fenômeno comum durante voos e pode variar de leves solavancos a situações mais intensas, como a ocorrida recentemente em um voo da American Airlines. Esse tipo de evento é causado por variações no fluxo de ar que a aeronave encontra durante o voo.

Publicidade

Flutuações na pressão do ar, mudanças na temperatura e correntes de jato são algumas das formas que podem desencadear turbulências inesperadas.

Algumas turbulências são previstas, baseadas em dados meteorológicos e informações de voo, enquanto outras, conhecidas como turbulências de céu claro, ocorrem sem sinais visíveis, pegando muitas vezes passageiros e tripulações de surpresa.

Neste contexto, o uso constante do cinto de segurança é sempre recomendado, mesmo quando o sinal está desligado, como foi reforçado pela American Airlines após o incidente mencionado.

Publicidade

Leia mais: 14 passageiros ficam feridos após voo enfrentar turbulência severa

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.