Veja os 92 clubes classificados da Copa do Brasil e modelo de disputa da competição

Veja os 92 clubes classificados da Copa do Brasil e modelo de disputa da competição
Taça da Copa do Brasil – Crédito: Thais Magalhães/CBF

A Copa do Brasil de 2025 já está com todas as suas 92 vagas preenchidas. Após o término das competições estaduais e a conclusão da última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, todos os clubes participantes foram confirmados. Este é o torneio mais inclusivo do futebol brasileiro, reunindo times de todas as regiões do país, desde gigantes do futebol nacional até clubes emergentes que buscam projeção no cenário competitivo. O acesso à competição é decidido por uma combinação de desempenho no Campeonato Brasileiro, vitórias em copas estaduais e classificatórias específicas.

Publicidade

Por meio da conquista de títulos, como as copas estaduais, e boas classificações em campeonatos nacionais, os clubes garantem sua participação na Copa do Brasil. Este formato democrático aumenta o nível de competitividade e emoção. Em 2025, o Campeonato realiza-se conforme o formato tradicional, sem alterações significativas no modelo das edições anteriores.

Quais são os clubes representantes de cada região na copa?

Os 92 clubes estão distribuídos por todas as cinco regiões do Brasil, refletindo o caráter inclusivo do torneio. Na região norte, 16 times garantiram sua vaga, entre eles, Independência-AC e Manaus.

No nordeste, com 26 clubes, destacam-se Ceará e Bahia. A região sudeste, por sua vez, tem a maior quantidade de participantes, com 27 clubes, incluindo equipes de expressão como Flamengo e Santos. No centro-oeste, 10 clubes conseguiram sua classificação, enquanto no sul, 13 times estão prontos para disputar o título, como Grêmio e Internacional.

Como funciona o modelo de disputa da Copa do Brasil?

A Copa do Brasil mantém o formato tradicional de duelos eliminatórios que se dividem em sete fases. Na primeira fase, os confrontos são decididos em jogos únicos, onde o clube de menor posição no Ranking Nacional de Clubes (RNC) é o mandante.

Na segunda fase, novamente em jogo único, o mando de campo é decidido por sorteio. Caso ocorra empate, a classificação é decidida nos pênaltis. Na terceira fase, times já previamente classificados, como os que se garantiram via Libertadores e Série A, entram na competição, se juntando aos times que avançaram das fases iniciais.

Flamengo
Flamengo x Atlético-MG pela Final da Copa do Brasil – Créditos: Gilvan de Souza / CRF

Desafios e expectativas dos clubes na competição

Participar da Copa do Brasil representa uma oportunidade de grande visibilidade e receita para clubes de menor expressão, além de ser um desafio para os grandes times, que enfrentam partidas decisivas desde o início. A competição é famosa por suas surpresas, onde clubes menores já eliminaram gigantes do futebol nacional.

Para clubes como Flamengo, atual campeão, a defesa do título será um ponto de motivação, enquanto equipes emergentes, como Ferroviário e Jequié, buscarão aproveitar ao máximo a chance de se destacarem em uma competição nacional de prestígio.

Publicidade

A importância da Copa do Brasil para o futebol nacional

A Copa do Brasil é um espaço essencial para a celebração do futebol em todo o país, proporcionando confrontos históricos e emoções intensas para torcidas de todos os cantos. É também uma plataforma para descoberta de novos talentos e para a promoção do esporte como um fator de unificação nacional.

A diversidade de participantes é, sem dúvida, um dos maiores trunfos do torneio, fomentando um espírito competitivo saudável e ajudando a revelar o panorama do futebol brasileiro em suas várias nuances. Em 2025, novamente, a competição promete entregar partidas memoráveis e narrativas futebolísticas dignas de serem lembradas por anos.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.