pesquisa da Urban Systems

Itaquaquecetuba-SP entra no ranking das 100 Cidades Mais Inteligentes do País em Mobilidade Urbana, Segurança Pública e Governança

Itaquaquecetuba-SP entrou no ranking das 100 Cidades Mais Inteligentes e Conectadas do Brasil, segundo estudo da Urban Systems.
Itaquá se destacou em três importantes searas do estudo: Segurança Pública, bandeira do liberal; Mobilidade Urbana; e Economia e Governança – Crédito: Assessoria de Imprensa Fiamini

Itaquaquecetuba-SP entrou no ranking das 100 Cidades Mais Inteligentes e Conectadas do Brasil, segundo estudo da Urban Systems. A pesquisa leva em consideração municípios com mais de 100 mil habitantes. Administrada pelo Delegado Eduardo Boigues (PL), prefeito reeleito com 91,70% dos votos válidos, já em primeiro turno, em 2024, Itaquá se destacou em três importantes searas do estudo: Segurança Pública, bandeira do liberal; Mobilidade Urbana; e Economia e Governança.

Publicidade

O levantamento da Urban Systems, empresa de Consultoria com expertise em Inteligência de Mercado, entrou neste ano na 10ª edição. A pesquisa mostra o estágio em que se encontram cidades brasileiras no que tange o Desenvolvimento Inteligente, Sustentável e Humano da população. O ranking é elaborado a partir de 11 eixos temáticos e a análise de diversos indicadores de municípios que tenham mais de 100 mil habitantes.

Itaquaquecetuba-SP entrou no ranking das 100 Cidades Mais Inteligentes e Conectadas do Brasil, segundo estudo da Urban Systems.
Prefeito Eduardo Boigues aparece junto à equipe da Guarda Civil Municipal de Itaquaquecetuba – Crédito: Assessoria de Imprensa Fiamini

Com uma população de quase meio milhão de pessoas, Itaquá ganhou visibilidade no estudo no segmento da Mobilidade Urbana, ficando com a 34ª posição. Para chegar a esta pontuação, a Urban Systems se debruçou em dez aspectos, entre eles a utilização por parte da administração de Boigues de semáforos inteligentes e de bilhete eletrônico no transporte público.

Na opinião do liberal, várias ações da Prefeitura de Itaquá colocadas em prática neste ano pesaram para o bom resultado da pesquisa, como, por exemplo, a reforma do Terminal Urbano “Manoel Feio” e a construção do Terminal Urbano Piratininga. “Estas obras somam investimentos na ordem de R$ 4,1 milhões e são fundamentais para melhorar o transporte em 13 linhas, entre as municipais e as intermunicipais”, lista o delegado.

No âmbito da Segurança Pública, Itaquá ficou com a 46ª colocação no ranking da Urban Systems. Entre os indicadores avaliados estão a existência de uma Central de Controle e Operações, o número de policiais por habitante e, ainda, o monitoramento das áreas de risco por parte da Defesa Civil.

Delegado de Polícia há mais de 20 anos e eleito em 2020 para o primeiro mandato tendo como principal bandeira a Segurança Pública, Boigues investiu pesado nesta área e tem o combate à criminalidade como forte linha de atuação até os dias de hoje.

Entre as medidas adotadas pela administração do liberal nos últimos quatro anos estão a setorização da Guarda Civil Municipal (GCM); o aumento do efetivo; além de reforço em equipamentos, como coletes e fuzis. A gestão também colocou um ponto final na perturbação de sossego com o “Tempestade”. O caminhão blindado auxilia na dispersão de bailes funk e de pancadões nas ruas, ao lançar jatos d’água a longas distâncias.

Emprego, renda e desenvolvimento

Itaquá ainda pontuou no ranking no quesito Governança e Economia, alcançando a 94ª posição. Destaque para a elevação do número de empresas abertas na cidade, dos mais diferentes segmentos; o incremento no ramo de Economia Criativa; e maior formalização de Microempreendedores Individuais (MEIs); bem como o aumento de empregos gerados no município.

Publicidade

Este é só mais um estudo que sinaliza o quanto Itaquá mudou de quatro anos para cá. O trabalho, por aqui, é 24 horas, sempre no sentido de mudar para melhor a vida das pessoas. Estamos falando de uma cidade carente, de quase meio milhão de habitantes, e que sempre precisa de recursos. Lançamos mão de muito planejamento, mas ainda precisamos de parcerias mais concretas com a União e Estado, para que possamos avançar ainda mais”, projeta Boigues.

Leia também: Veja 5 cidades que estão completamente submersas

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.