O Brasil tem vivenciado momentos significativos na sua trajetória democrática, especialmente com os eventos que marcam a história política do país. Um exemplo recente é a cerimônia em defesa da democracia no Palácio do Planalto, realizada nesta quarta-feira (8). No decorrer da cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também fez uma brincadeira com Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Tenho 79 anos de idade, já vivi muito vendo a vida da Suprema Corte brasileira, e nunca conheci um ministro da Suprema Corte que tivesse um apelido dado pelo povo, chamado Xandão. É um apelido que já pegou. E desse apelido você nunca mais vai se libertar, e não adianta ficar nervoso porque ninguém vai parar de te chamar de Xandão”, disse a Moraes.
Lula também chamou o ministro de ‘Xandão’ ao mencionar o plano de assassinato contra os dois e o vice Geraldo Alckmin após as eleições de 2022. A Polícia Federal descobriu o plano enquanto investigava uma suposta tentativa de golpe, resultando em um inquérito com 40 indiciados – um deles, inclusive, é o ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Escapei da tentativa junto com o Xandão e companheiro Alkcmin de um atentando de um bando de irresponsáveis, aloprados, que acharam que eu não precisava assumir a Presidência depois do resultado eleitoral e que seria fácil tomar o poder”, afirmou Lula.
O que o prêmio Eunice de Paiva significa para a democracia brasileira?
Durante a cerimônia, Lula sancionou a criação do Prêmio Eunice de Paiva de Defesa da Democracia, que visa destacar aqueles que contribuem de forma notável para a preservação da democracia no Brasil. Criado para homenagear figuras e iniciativas que fortalecem o sistema democrático, o prêmio é um símbolo do compromisso do país com seus princípios fundamentais. É uma forma de destacar e valorizar ações que promovem a justiça social, a igualdade política e o respeito aos direitos humanos.
A cerimônia de inauguração do prêmio reflete o desejo coletivo de manter vivo o espírito democrático, reconhecendo esforços que inspiram futuros cidadãos e líderes a prosseguir nesse caminho. A valorização de indivíduos e instituições comprometidos com a democracia incentiva uma cultura de engajamento político e participação ativa, elementos essenciais para a saúde e a sobrevivência de qualquer regime democrático.
Lulinha DEBOCHANDO da extrema-direita e EXALTANDO o apelido dado por nós ao XANDÃO.
A turminha do GOLPE entra em DELÍRIO TOTAL!! 🤣👍 pic.twitter.com/rHnbk6MJ6x
— Pedro Rousseff (@pedrorousseff) January 8, 2025
Leia também: Prédio do STF sofreu pelo menos sete tentativas de invasão durante protestos no Dia da Independência
Siga a gente no Google Notícias