CURIOSIDADES

Soja no lápis? Cenoura no perfume? Cavalo no violino? Vem ver as curiosidades do agro!

Soja e lápis; cenoura e perfume; cavalo e violino: estão mais presentes em nosso dia a dia do que poderíamos imaginar.

Soja no lápis? Cenoura no perfume? Vem ver as curiosidades do agro!
Lápis e giz de cera contêm elementos da soja. (Crédito: Canva Fotos)

Soja, cenoura, calça jeans, crina de cavalo: todos estes e muitos outros itens e matérias-primas estão presentes no nosso dia a dia.

Publicidade

Soja e lápis

A soja, mais especificamente seu óleo, é um componente essencial para fazer lápis de cor e giz de cera. A soja torna os instrumentos de desenhar e colorir mais fáceis de usar, pois deslizam mais suavemente sobre o papel e não lascam. A base de soja também é biodegradável e causa menos impactos na natureza.

Cenoura e perfume

Na indústria de cosméticos, as sementes de cenoura são usadas para compor notas aromáticas amadeiradas ou terrosas. Um exemplo de um perfume famoso que utiliza esse componente é o Dior Homme. Porém, a ligação entre cosméticos, higiene e produtos agrícolas vai mais longe: a dextrose de milho é utilizada em cremes dentais para tornar mais fácil a sua dissolução em água. Já os xampus e sabonetes contêm extratos de ervas como camomila e babosa para tratar nossa pele e cabelo.

Algodão e calça jeans

A calça jeans tem como item básico para confecção o algodão. (Crédito: Canva Fotos)

É uma das fibras mais utilizadas para produzir peças de roupa em toda a história da humanidade. No Brasil, a safra de algodão de 2022 foi estimada em um total de 2,75 milhões de toneladas, 15,5% a mais do que na safra de 2020/2021. Se levarmos em consideração que uma calça jeans demanda em média, 1,04kg de algodão, daria para vestir a população de continentes inteiros.

Cavalo e música

Instrumentos como o violino, a viola e o violoncelo, entre outros similares, usam mechas de crina de cavalo para compor partes como o arco que são utilizados para tocar as cordas feitas de aço ou alumínio (orginalmente estas cordas eram feitas com tripas de carneiro). São necessários cerca de 300 fios de crina de cavalo para fazer um único arco de violino que os luthiers – profissionais que fabricam e consertam instrumentos de corda – recomendam trocar a cada seis meses.

Publicidade

Bois e brasileiros

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados preliminares do Censo/22 que indicaram uma população 207,7 milhões do Oiapoque ao Chuí. Já o rebanho bovino conta com cerca de 225 milhões de cabeças. E mais de um quarto dessa boiada, 25,8% estão nos estados de Mato Grosso e Goiás, na região Centro-Oeste.

 

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.