O Aeroporto Internacional de Florianópolis teve de ser fechado para pousos e decolagens na madrugada desta segunda-feira (12). Um avião da Azul Linhas Aéreas sofreu danos nos pneus durante seu pouso e, por isso, não conseguiu deixar a pista principal. Ninguém ficou ferido com o ocorrido.
O avião Embraer 195-E2 voava entre Belo Horizonte e Florianópolis. O jato bimotor tem capacidade de carregar até 144 pessoas. De acordo com a Azul, o voo AD 4225 “apresentou danos nos pneus que impediram a aeronave de deixar a pista por meios próprios. O pouco aconteceu com segurança, assim como o desembarque dos clientes”.
Ainda às 9h45 desta manhã, a aeronave permanecia parada no meio da via. Nas redes sociais, um passageiro que estava no voo relatou que houve uma “parada brusca”.
Já tem 20 minutos que pousamos aqui no aeroporto de Florianópolis, pouso com uma freada brusca…
Avião ainda na pista, bombeiros fazendo vistorias, freios tiveram um aquecimento maior do que o normal..
Desembarque na pista… pic.twitter.com/pQdEV3tGrC— Sanderson M. (@sandin_bh) August 12, 2024
De acordo com a concessionária Zurich Airport Brasil, ainda não há previsão de reabertura do aeroporto. A empresa orientou que passageiros com voos marcados para Florianópolis procurem suas companhias aéreas para remarcar suas viagens.
Em nota, a Azul pediu desculpas por eventuais transtornos e informou que “todos estão recebendo toda a assistência necessária conforme prevê na resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)”.
Nota do Aeroporto
A Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Florianópolis, informa que ao pousar nesta segunda-feira (12/08), os pneus de uma aeronave da Azul (Embraer 195-E2) sofreram danos, mantendo assim a aeronave sobre a pista. Os passageiros e tripulantes desembarcaram com segurança. Neste momento, a pista 14/32 está fechada para pousos e decolagens, sem previsão de reabertura. A cia aérea está trabalhando, com apoio da concessionária, para a liberação da pista o mais breve possível. Orientamos os passageiros com voos marcados para hoje que procurem as cias aéreas.