Um avião da Voepass Linhas Aéreas fez um desvio de trajetória e um pouso antecipado por uma “questão técnica” na noite desta quinta-feira (15). A aeronave saiu de Rio Verde (GO) e seguia para Guarulhos (SP), mas foi ao aeroporto de Uberlândia (MG).
De acordo com a TV Integração, a aeronave ATR 72-600 decolou com seis horas de atrasou. Pouco tempo depois, o piloto comunicou a presença de problemas técnicos no avião, e a tripulação pediu para realizar um pouso de emergência. Em seguida, a torre de controle de Uberlândia foi acionada.
Causa da falha técnica no avião
Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que se tratou de um “transiente”. ““Cabe ressaltar que tal ocorrência não se configura pane. Por precaução, no entanto, a empresa informou que a tripulação realizou pouso técnico no Aeroporto de Uberlândia (MG)”.
A agência também afirmou que representantes da Voepass iriam se reunir com alguns servidores nesta sexta-feira (16) para discutir “sobre o processo de vigilância da empresa” e o desvio de rota.
Além disso, a concessionária Aena, responsável pela administração do aeroporto, esclareceu que o voo da Voepass PTB-2211 “declarou emergência às 18h54 e pousou às 19h14”. “O aeroporto destinou todos os recursos do Plano de Emergência para atender a operação, mas não houve necessidade de ativação e todos os passageiros desembarcaram com segurança, sem necessidade de atendimentos médicos. Não houve impacto às operações do aeródromo”, informa o comunicado.
Não houve registros de feridos. Dois casais desistiram de seguir sua viagem, e os outros passageiros foram realocados a outro voo, que saiu de Uberlândia às 22h21.
Queda em Vinhedo
O Brasil tem prestado atenção a Voepass depois que um avião da empresa caiu no dia 9 de agosto. A aeronave carregava 58 passageiros e quatro tripulantes, e nenhum deles sobreviveu.
O avião saiu de Cascavel (PR), e ia para Guarulhos (SP). A aeronave caiu em Vinhedo, interior de SP, em um condomínio residencial, após fazer uma curva brusca e despencar 4 mil metros em quase 1 minuto. A causa do acidente ainda está sendo investigada.