
Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta sexta-feira (7) na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. O acidente ocorreu por volta das 7h20 e deixou ao menos dois mortos e dois feridos.
A via, na altura do número 1.874, foi interditada após o impacto. De acordo com o Corpo de Bombeiros, dois corpos foram encontrados carbonizados dentro da aeronave. Um motociclista que passava pelo local foi atingido por destroços e ficou ferido. O motorista de um ônibus atingido na queda também se feriu. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.
O que causou a explosão do avião?
No momento do impacto, uma explosão foi ouvida, seguida por uma densa fumaça preta que podia ser vista à distância. A aeronave atingiu um ônibus, que foi tomado pelo fogo.
O Corpo de Bombeiros informou que não havia passageiros no veículo no momento do acidente. Segundo a SPTrans, o ônibus, de prefixo 732, pertence à viação Santa Brígida.
O avião envolvido no acidente era um King Air F90, modelo com capacidade para oito passageiros. Até o momento, não há confirmação sobre quantas pessoas estavam a bordo.
De acordo com a TV Globo, a aeronave decolou do Campo de Marte por volta das 7h15 e seguia para Porto Alegre. Tentou um pouso de emergência na avenida, mas não conseguiu e caiu.
Uma testemunha relatou que o avião bateu em uma árvore antes de atingir o solo. João Lucas da Silva Amaral, engenheiro que presenciou o acidente, descreveu o momento ao g1: “Ele pegou na árvore, pegou na placa e começou a despejar querosene”, disse. “Na hora que bateu no chão, ele explodiu e corremos”.
Investigação em andamento
A Aeronáutica e a polícia vão investigar as causas do acidente e possíveis responsabilidades.
O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, informou em uma rede social que equipes de emergência foram mobilizadas para atender à ocorrência:
“Nossas equipes estão empenhadas na ocorrência da queda de um avião bimotor na Av. Marquês de São Vicente, em São Paulo. O Corpo de Bombeiros fez o controle das chamas. Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica também apoiam a ocorrência.”
Sete viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local para conter as chamas e prestar socorro.
Ver essa foto no Instagram
Leia também: O que se sabe sobre o acidente envolvendo avião e helicóptero em Washington