STF

Bolsonaro acusa Moraes de descumprir acordo costurado por Temer após 7/9

À época, em um esforço de pacificação, o Planalto divulgou uma carta escrita por Michel Temer.

bolsonaro-acusa-moraes-de-descumprir-acordo-costurado-por-temer-apos-7-9
Jair Bolsonaro (Créditos: Mateus Bonomi/Getty Images)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) acusou nesta terça-feira (7) o ministro Alexandre de Moraes, de ter descumprido pontos de um acordo costurado pelo ex-presidente Michel Temer, em setembro do ano passado, com o objetivo de tentar estabelecer uma trégua na guerra institucional entre a chefia do Executivo e a cúpula do Judiciário.

Publicidade

À época, em um esforço de pacificação, o Planalto divulgou uma carta escrita por Michel Temer. No texto, Bolsonaro recuava de falas golpistas e declarava respeito às instituições brasileiras, justificando-se. Segundo ele, palavras agressivas “decorriam do calor do momento”.

Nesta terça-feira (7), em entrevista ao SBT, Jair Bolsonaro adotou um tom beligerante para falar dos dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), com os quais têm divergências. Segundo o Uol, ainda revelou, de acordo com sua versão, que Moraes teria desrespeitado “certas coisas” combinadas a fim de que a carta fosse assinada e divulgada.

“Estava eu, Michel Temer e um telefone celular na minha frente. Ligamos para o Alexandre de Moraes e conversamos por três vezes com ele. E combinamos certas coisas para assinar aquela carta. Ele não cumpriu nenhum dos itens que eu combinei com ele”, disse o presidente.  “Logicamente eu não gravei essa conversa, por questão de ética, jamais faria isso. Mas eu retiro para você: o seu Alexandre de Moraes não cumpriu uma só das coisas que acertamos para assinar aquela carta”, completou Bolsonaro.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.