O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de uma motociata, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (15). O evento terminou por das 13h50, com a participação de seus apoiadores.
O evento chamado “Acelera com Cristo” contou com a participação de demais autoridades do governo de Jair Bolsonaro, como o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), pré-candidato ao governo de São Paulo. Jair Bolsonaro disse que o evento “é uma participação fantástica e demonstra que a população quer democracia, liberdade, respeito, transparência… Está de parabéns o povo de São Paulo”.
O trajeto percorrido entre as cidades de São Paulo e Americana foi de cerca de 120 km. Uma das principais ligações entre a cidade com o interior do Estado de São Paulo, a rodovia dos Bandeirantes, ficou com a pista no sentido interior interditada.
De acordo com a CNN, o governo de São Paulo afirmou que a estimativa da Secretaria de Segurança Pública para fazer a segurança da motociata será de aproximadamente R$ 1 milhão. O total de gasto em motociatas pela presidência e pelos estados chega a R$ 7, 92 milhões desde 2021.
Segundo o portal Uol, o especialista em direito Renato Ribeiro de Almeida afirma que a motociata do presidente é uma campanha antecipada. “Trata-se de um passeio do presidente com seus apoiadores e com evidente manifestação política por palavras e ações. O evento não se confunde com um ato de governo, já que a motociata não faz parte de nenhuma política pública e muito menos representa um desfile cívico. Em outras palavras: o propósito é claramente eleitoral e fora do período permitido de campanha”, disse Almeida.
– Acelera para Cristo;
– Em direção à Americana- SP! pic.twitter.com/UN1yTehuFV
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 15, 2022