
O número de vítimas das chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife subiu para seis. João Campos (PSB), prefeito da capital, confirmou que duas pessoas morreram no bairro de Passarinho após um deslizamento de barreira.
Outras três mortes foram registradas na quarta-feira (5). O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco localizou as vítimas nos bairros da Estância e Boa Vista, ambos no Recife, além de um terceiro corpo encontrado na Vila da Fábrica, em Camaragibe.
Na manhã desta quinta-feira (6), a Prefeitura do Recife renovou o estágio de Alerta Máximo devido ao volume de chuvas que atinge a cidade desde a noite de segunda-feira (3).
O nosso Centro de Operações da Prefeitura do Recife decretou estágio de alerta máximo devido às fortes chuvas, que já ultrapassam a marca de 141 milímetros nas últimas 24h, volume muito superior ao esperado para essa época do ano. Estamos com uma força tarefa ampla para… pic.twitter.com/NMa1M0zGyA
— João Campos (@JoaoCampos) February 5, 2025
Chuvas intensas: qual a previsão para os próximos dias?
O acúmulo de chuvas já ultrapassou 200 milímetros em algumas áreas, agravando a situação. Diante disso, a prefeitura recomendou que a população evite deslocamentos desnecessários. As aulas na rede municipal foram suspensas, e serviços não essenciais foram interrompidos. Na área da saúde, apenas emergências, maternidades e prontos atendimentos seguem funcionando.
Para acolher as famílias que precisaram sair de casa, 12 abrigos temporários foram abertos, totalizando 500 vagas. A prefeitura anunciou que esse número será ampliado para 800 até o fim do dia. Até o momento, 90 pessoas estão desalojadas no Recife. Em Jaboatão dos Guararapes, 17 moradores precisaram deixar suas casas, enquanto em Paulista, 20 famílias foram impactadas.
Jaboatão dos Guararapes também entrou em estágio de Alerta Laranja. Equipes da Defesa Civil monitoram áreas de risco e prestam assistência às vítimas. A cidade já registrou 77 ocorrências, incluindo deslizamentos e alagamentos, mas sem mortes.
As chuvas também afetaram o abastecimento de água. A Compesa suspendeu o fornecimento para áreas de morro em sete municípios: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Camaragibe e Goiana.
Previsão de mais tempestades
Na quarta-feira, a Apac emitiu um novo aviso meteorológico para a Região Metropolitana, a Zona da Mata e o Agreste de Pernambuco. O Inmet também renovou o alerta vermelho para chuvas intensas no Litoral de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.
As previsões indicam chuvas acima de 60 milímetros, podendo ultrapassar 100 milímetros, acompanhadas de ventos superiores a 100 km/h.
Leia também: Violência: Governos federal e estadual se posicionam sobre barbárie nas ruas de Recife