operação downtown

Como hotéis no centro de SP lavavam dinheiro do crime organizado?

Operação da Polícia Civil realizada nesta quinta-feira (13) prendeu 14 pessoas e identificou 28 hotéis que faziam parte do esquema

hotéis
Centro de SP: polícia cumpre 140 mandados de busca contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em hotéis – Créditos: Reprodução/Governo de SP

Nesta quinta-feira (13), a Polícia Civil de São Paulo lançou uma operação para desmantelar um esquema de lavagem de dinheiro vinculado ao crime organizado, que operava através de uma série de hotéis e pensões no centro da cidade.

Publicidade

Até o começo da tarde, a terceira etapa da Operação Downtown resultou na prisão de 14 indivíduos e na apreensão de mais de R$ 27 mil em dinheiro. No total, a justiça autorizou 140 mandados de busca e apreensão.

Iniciadas há um ano pelo Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), as investigações revelaram 28 acomodações utilizadas no processo de lavagem de dinheiro proveniente do narcotráfico.

Esses locais serviam como pontos de armazenamento e distribuição de entorpecentes. Adicionalmente, os hotéis formavam uma rede que legitimava as operações de uma facção criminosa, conforme detalhado pelo secretário de segurança pública de São Paulo, Guilherme Derrite.

Foi um trabalho robusto de inteligência policial por parte do Denarc. (Os investigadores) concluíram que o crime organizado faz a lavagem do dinheiro proveniente do tráfico de drogas utilizando de muitas pensões e hotéis clandestinos da região central. Desses hotéis, saíam pagamentos e transações financeiras para outras empresas que, depois, chegavam a empresas que pertenciam a criminosos”, afirma o secretário.

Publicidade

A investigação policial em São Paulo analisou o fluxo de capital oriundo de atividades criminosas, realizando um detalhado exame de como o dinheiro era direcionado a empresas sob controle do crime organizado através de pagamentos fictícios no setor hoteleiro. A Justiça também autorizou o congelamento de 26 contas bancárias de entidades e indivíduos ligados à rede criminosa.

A primeira etapa da Operação Downtown, que ocorreu em junho do ano anterior, resultou na execução de 27 mandados de busca e apreensão e na detenção de 33 indivíduos. A segunda etapa concluiu com a prisão de cinco pessoas e a apreensão de R$ 43 mil.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.