Os protestos contra o resultado das urnas nas rodovias de Santa Catarina obrigaram crianças com câncer a caminho do hospital a provar que estão doentes para serem liberadas a passar pelos bloqueios, mesmo dentro de ambulâncias.
A médica Amanda Ibagy fez um desabafo nas redes sociais após atender cinco pacientes que enfrentaram transtornos para chegar ao hospital e garantir o tratamento. Ela disse que um menino de 4 anos chegou a tirar a touca da criança para mostrar a careca dele.
“Essa criança estava na ambulância do município e pediram para a mãe se tinha como provar o câncer. Ela mostrou a cartinha, que entregamos para os pacientes ter prioridade em outras unidades se precisarem, e tirou a touquinha. Estava super nervosa”, contou a médica.
Além disso, quando chegou, o menino estava com hemoglobina baixa e precisou que fazer transfusão de sangue, além da quimioterapia, relatou a médica. Todos os pacientes foram atendidos, informou a médica.
Segundo a pediatra, ao menos cinco pacientes da Serra, Litoral Norte e Grande Florianópolis enfrentaram a angústia de passar pelos bloqueios a tempo de receber o tratamento.
Ver essa foto no Instagram