adolescente desconhecia significado

Criminosos viram fotos com símbolo de facção no celular de turista morto, diz polícia

Criminosos envolvidos na morte de Henrique acessaram o celular da vítima antes do crime e associaram fotos a uma facção criminosa.
Turista desaparecido em Jericoacoara é visto por imagem de câmera sendo imobilizado por vários homens – Crédito: Reprodução

Os criminosos envolvidos na morte do adolescente Henrique Marques de Jesus, de 16 anos, acessaram o celular da vítima antes do crime e associaram fotos e conversas a uma facção criminosa rival. Henrique estava de férias com o pai na Vila de Jericoacoara, no Ceará, e foi assassinado entre os dias 17 e 18 de outubro.

Publicidade

As investigações apontam, até o momento, que os criminosos tiveram acesso ao telefone da vítima e, ao verificarem conversas e também algumas fotos, acreditaram que a vítima teria algum tipo de ligação ou era simpatizante de um grupo criminoso rival de origem paulista. Então, essa teria sido a motivação do crime“, declarou o delegado geral da Polícia Civil do Ceará, Márcio Gutiérrez.

Como o suposto símbolo de facção levou ao assassinato do adolescente

No mundo do crime, números como “dois” e “três” são frequentemente associados a facções, como o Comando Vermelho (CV) e seus aliados. Henrique fez gestos nas fotos que, sem saber, foram interpretados como referência a uma facção rival pelos suspeitos.

O pai do adolescente, Danilo Martins de Jesus, afirmou que o filho desconhecia esses significados. “Isso [símbolo que Henrique fez com as mãos nas fotos] é normal onde moramos. O moleque tinha 16 anos. Deveriam ter orientado: ‘aqui não pode fazer esse símbolo, é de outra facção’ – falado isso para ele ou qualquer outra pessoa que não tem ciência. Não fazer uma crueldade dessas“, lamentou.

Suspeitos identificados e prisão

Na segunda-feira (23), a polícia apreendeu um adolescente em Fortaleza suspeito de envolvimento no crime e cumpriu um mandado contra um homem apontado como mandante, preso no Maranhão. O homem, de 36 anos, seria líder de um grupo criminoso em Jericoacoara e já tem uma longa ficha criminal, incluindo homicídios e tráfico de drogas.

A Secretaria da Segurança Pública do Ceará informou que Henrique foi espancado até a morte e teve o corpo jogado na Lagoa Negra, um local afastado e pouco movimentado. Ele não sofreu ferimentos de arma branca ou de fogo.

O desaparecimento do adolescente foi registrado por câmeras de segurança, que flagraram o momento em que Henrique foi rendido por oito pessoas e levado à força.

Pai e filho estavam em Jericoacoara para a primeira viagem juntos. Na noite do desaparecimento, Henrique decidiu voltar sozinho ao hotel para recarregar o celular, enquanto Danilo permaneceu na Vila. A viagem de volta a São Paulo estava planejada para o dia seguinte.

Publicidade

A Secretaria afirmou que todos os suspeitos foram identificados e as prisões devem ser concluídas em breve.

Leia também: Turista alemã tem perna arrancada por tubarão e morre no hospital

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.