Fortaleza

Deportados dos EUA são presos pela PF ao desembarcar no Brasil

A aeronave pousou às 10h30 com 101 brasileiros. Esse foi o terceiro voo de deportados a chegar ao país neste ano.
1ª imagem de deportações de imigrantes ilegais, ocorrida em 24 de janeiro de 2025 – Crédito: Reprodução/X

Dois brasileiros foram presos pela Polícia Federal (PF) ao chegarem ao Aeroporto Internacional de Fortaleza na manhã desta sexta-feira (21). Eles estavam em um voo de deportados vindo dos Estados Unidos.

Publicidade

Segundo a PF, um dos detidos tinha um mandado de prisão em aberto por roubo. O outro era alvo de um alerta de Difusão Vermelha da Interpol, acusado de envolvimento com agenciamento ilegal de imigração.

Deportações aumentam em 2024

A aeronave pousou às 10h30 com 101 brasileiros. Esse foi o terceiro voo de deportados a chegar ao país neste ano. No total, 199 pessoas já retornaram ao Brasil sob essas condições. O primeiro voo trouxe 88 passageiros, enquanto o segundo transportou 111.

O governo federal informou que equipes do Ministério dos Direitos Humanos (MDH) acompanharam a chegada dos deportados para garantir um “atendimento humanizado”. Entre as medidas adotadas, aqueles que precisavam seguir para Belo Horizonte (MG) receberam assistência para embarcar em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB).

No desembarque do primeiro voo de deportados em janeiro, autoridades relataram surpresa ao encontrarem passageiros algemados. Além disso, surgiram denúncias sobre más condições durante o trajeto e relatos de abusos sofridos pelos deportados nos Estados Unidos.

O Ministério dos Direitos Humanos afirmou que, para evitar novos problemas, reforçou a estrutura de recepção no Aeroporto de Fortaleza. O espaço conta com acesso a água, alimentação, internet, banheiros e pontos de energia para os recém-chegados.

Além disso, uma equipe de assistentes sociais e psicólogos esteve presente para oferecer suporte e encaminhar os deportados para serviços de documentação e regularização migratória.

Publicidade

O aumento no número de deportações de brasileiros dos Estados Unidos tem chamado a atenção das autoridades. Muitos deixam o país em busca de oportunidades no exterior, mas acabam sendo detidos por imigração irregular. O governo brasileiro segue acompanhando a situação e buscando garantir melhores condições para os cidadãos repatriados.


Leia também: ‘Por que deveríamos ser deportados?’: A carta do avô de Trump escrita em 1905

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.