tremores

Dois terremotos em Frutal (MG) são registrados em menos de 11 minutos

Embora o Brasil não esteja localizado na borda de uma placa tectônica, existem outras dinâmicas geológicas em atuação que podem ocasionar tais abalos, mesmo que de menor magnitude

Dois terremotos em Frutal (MG) são registrados em menos de 11 minutos
Câmera de segurança registra impacto de terremoto em Frutal (MG) – Créditos: Reprodução

Na manhã desta terça-feira (18), a cidade de Frutal, em Minas Gerais, foi vítima de dois terremotos. Estes fenômenos sísmicos são pouco comuns na região. O primeiro, de magnitude 4,1, e o segundo, de magnitude 3,2, ocorreram proximamente às 10h, segundo informações do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília. Os tremores, embora de baixa intensidade, foram suficientemente perceptíveis para causar um alvoroço entre os moradores.

Publicidade

Conhecida por sua placidez, a comunidade de Frutal foi surpreendida com os abalos que duraram poucos segundos, mas deixaram uma marca notável na memória local.

De acordo com Centro de Sismologia da USP, já foram registrados 22 pequenos tremores na região de Frutal, sendo este ocorrido nesta terça-feira, de magnitude 4.0, o maior deles. 

Qual a causa dos terremotos em Frutal?

Embora o Brasil não esteja localizado na borda de uma placa tectônica, que é comumente associada à ocorrência de terremotos mais intensos, como nos Estados Unidos ou Japão, existem outras dinâmicas geológicas em atuação. Especialistas esclarecem que há pressões tectônicas, como as provocadas pela Cadeia Mesoatlântica e pela placa de Nazca, que podem ocasionar tais abalos, mesmo que de menor magnitude.

Como os moradores perceberam os tremores?

A percepção dos tremores foi quase imediata entre os habitantes de Frutal. Relatos variam desde a queda de objetos até a sensação do chão vibrando sob os pés. Este tipo de evento, apesar de sua curta duração, tem o potencial de alarmar e confundir, principalmente por ser atípico na região. Após os tremores, a comunidade se voltou para as redes sociais e serviços de emergência em busca de explicações e compartilhamento de experiências.

Publicidade

Impactos e medidas de prevenção

Em entrevista ao jornal O Globo, o professor Juraci de Carvalho ressaltou que mesmo tremores de pequena escala podem causar danos estruturais, como rachaduras em edificações mais vulneráveis. A Defesa Civil de Frutal, reforçando essa preocupação, já iniciou uma série de inspeções para avaliar possíveis danos e orientar a população sobre medidas de segurança em caso de novos eventos.

Em nota, a administração municipal pediu que caso ocorram novos tremores, a população procure espaços abertos, longe de estruturas, como casas, prédios, outdoor e árvores.

Publicidade

Apesar das tentativas de se entender e prever tais fenômenos, a previsão de terremotos ainda é um grande desafio para a ciência geológica mundial. Por isso, a importância de planos de emergência e estruturas adaptadas à realidade sísmica de cada região se mostra essencial. O maior tremor já registrado no Brasil, ocorrido em 1955, é um lembrete da potencialidade que as forças da natureza possuem.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.